Língua pilosa: sintomas, causas e tratamento

Família almoçando no jardim

Quando você olha no espelho, estica a língua e percebe que ela está marrom, você pode se perguntar por que isso ocorre. Alguns hábitos de estilo de vida podem tornar a língua escura, mas, felizmente, romper esses hábitos e adotar outros, mais saudáveis, pode fazer com que a sua língua pareça saudável.

Sintomas e causas da língua negra

De acordo com a American Academy of Oral Medicine, o tecido da superfície da língua é coberto por pequenas protuberâncias cônicas de tecido chamadas papilas filiformes, que medem cerca de 1 milímetro de comprimento.
Em circunstâncias normais, as papilas de uma língua saudável são rosadas, e elas caem e se regeneram continuamente. Essas projeções de tecido acumulam bactérias e outras substâncias, podendo causar alteração na coloração da língua. Ocasionalmente, a descamação não ocorre como deveria e as papilas crescem mais do que o normal, dando à língua uma aparência cabeluda.

As papilas da língua podem sofrer alteração da cor por diversas razões, que incluem tabagismo, excesso de café ou chá e má higiene bucal. A alteração da cor, associada ao crescimento das papilas, pode levar a uma condição chamada língua negra pilosa, afirma a Medscape.

Opções de tratamento para a língua negra

A boa higiene bucal é a primeira estratégia de defesa contra a língua negra. Beber menos café, parar de fumar e ter uma alimentação saudável, além de melhorar a higiene bucal, fará com que a maior parte da coloração escura desapareça.
Comece o seu tratamento em casa, fazendo a escovação duas vezes ao dia com uma escova de dente com limpador de bochechas e de língua. Use o raspador da escova dental diariamente para remover as células mortas, mantenha uma dieta saudável e não se esqueça de beber água suficiente todos os dias para manter seu corpo bem hidratado.

Você também pode fazer bochechos com um enxaguante bucal com atividade antimicrobiana ou com água morna e sal para diminuir a chance de crescimento de bactérias.

Marque uma consulta com o dentista

Se a coloração escura não diminuir em alguns dias, marque uma consulta com o dentista para determinar o motivo da alteração da cor e para verificar se sua boca e os dentes estão em boas condições.
A alteração da coloração na língua em geral não é motivo de preocupação, informa o National Institutes of Health, mas a má higiene bucal pode causar cárie e doença gengival se não for resolvida.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas para uma dieta saudável

  • Alimentos com alto teor de açúcar são uma causa especialmente comum de cárie dentária. Tornar estes alimentos um deleite em vez de serem a parte principal irá ajudar a proteger os dentes.

  • Manter uma dieta balanceada, consumir comidas variadas dos cinco maiores grupos alimentares.

  • Ao escolher um lanche, opte por alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou pedaços de frutas.