Qual é a cor de uma língua saudável?

Menina deitando a língua de fora

Quando o médico pede que você mostre a língua, ele quer examinar a cor e a aparência dela em busca de algum sinal que possa sugerir que você não está bem. A cor da língua é um indicador útil de deficiências nutricionais, desidratação ou outros problemas de saúde ou odontológicos. Você também pode verificar se sua língua está com uma cor saudável ao escovar os dentes. Saiba quais são os sinais que deve procurar.

Qual a aparência de uma língua saudável?

Cleveland Clinic explica que uma língua saudável é rosada e tem pequenos nódulos chamados papilas sobre sua superfície. Alguns problemas de saúde podem alterar a aparência da língua, e alguns deles são graves. Se sua língua sofrer uma alteração da cor, desenvolver manchas ou lesões que não desaparecem ou ficar inchada ou dolorida, procure um médico ou dentista para descobrir a causa do problema.

Alteração da cor da língua

Segundo o Merck Manual, uma língua com a cor alterada e a aparência anormal ou irregular pode ser sinal de um problema de saúde bucal ou geral. Uma língua com revestimento branco ou placas brancas pode ser o resultado de candidíase oral, leucoplasia devido ao consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, febre, desidratação ou uma doença de pele chamada líquen plano. A respiração bucal é outra causa de língua branca.

As causas de uma língua lisa, vermelha e possivelmente inchada incluem anemia, deficiência de niacina, escarlatina ou, em crianças pequenas, um distúrbio grave chamado doença de Kawasaki. Tanto a escarlatina quanto a doença de Kawasaki precisam de atenção médica imediata. A anemia também pode causar palidez da língua.

Uma língua amarela pode ser um precursor da língua preta, observa a Mayo Clinic. Na maioria dos casos, ambas são inofensivas, podendo significar simplesmente que há um acúmulo de células mortas nas papilas. A língua preta é causada pela administração de medicamentos que contêm bismuto, informa o Manual Merck.

Como manter a cor saudável da língua?

Assim como os dentes, a língua pode ser vista por familiares, amigos, conhecidos e estranhos; portanto, se não parecer saudável, você pode se sentir constrangido. Se o médico ou dentista descartou uma causa clínica para a alteração da cor da língua, você pode melhorar sua aparência escovando-a suavemente duas vezes ao dia ao mesmo tempo em que escova os dentes e a gengiva. Utilize uma escova dental com limpador de língua e bochechas.

Colocar a língua para fora para verificar sua cor após escovar os dentes pode ser um hábito de prevenção; se a cor estiver alterada ou se ocorrer outro problema, você notará imediatamente. Porém, uma língua com a cor saudável não é garantia de boa saúde bucal. Não se esqueça de ir ao dentista regularmente para que ele possa examinar o resto da sua boca.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.