Incisivo central: o que é e qual a sua função

menina com um incisivo lateral ausente e incisivo central solto

Quando você abre um sorriso largo, o tipo de dente que fica na frente e no centro é o incisivo central. Os incisivos centrais são os dois dentes superiores e os dois inferiores na parte frontal da boca. Ao lado dos incisivos centrais, estão os incisivos laterais, totalizando oito incisivos na dentição adulta. Devido à sua posição, os incisivos são os dentes mais perceptíveis na boca e, além de serem a estrela do seu sorriso, têm várias funções.

Incisivo central: Formato e Função

Os incisivos centrais são planos e finos e cortam os alimentos quando damos uma mordida. Embora os incisivos centrais superiores e inferiores tenham o mesmo formato, eles são de tamanhos diferentes. Os incisivos centrais superiores são largos e são os dentes mais proeminentes da boca humana, já os incisivos centrais inferiores são estreitos e menores.

As funções dos incisivos centrais incluem:

  • Dar sustentação à forma e aparência dos lábios.

  • Ajudar na pronúncia de certos sons, como "t" e "d", de acordo com a revista Multicultural Representations.

  • Guiar a mandíbula para a posição correta ao fechar a boca.

Quando nascem os incisivos centrais?

Um incisivo central é geralmente o primeiro dente de um bebê. Os incisivos centrais inferiores geralmente nascem quando o bebê tem entre 6 e 10 meses, segundo a Cleveland Clinic. Os incisivos centrais superiores nascem entre os 8 e os 12 meses de idade. Como é de se prever, os incisivos centrais são geralmente os primeiros dentes que as crianças perdem, geralmente aos 6 ou 7 anos de idade.

Como cuidar dos incisivos centrais

A posição de destaque dos incisivos centrais na boca significa que qualquer mancha, cárie ou fratura fica bastante visível. Os pais devem limpar os primeiros dentes dos bebês assim que eles surgem, escovando-os duas vezes ao dia com uma escova dental com cerdas bem macias, para uma limpeza suave e eficaz.

Os adultos também devem manter uma rotina de higiene bucal regular e ir ao dentista a cada seis meses para manter a aparência dos incisivos centrais. Se eles estiverem mal posicionados, manchados ou quebrados, o dentista ou ortodontista pode usar aparelho, clareamento dos dentes, facetas e vários outros tratamentos para solucionar o problema e melhorar o sorriso do paciente.

Um incisivo central foi provavelmente o primeiro dente a surgir na sua boca quando você era bebê. Além disso, os incisivos centrais desempenham papéis importantes na alimentação, fala e sustentação da aparência do rosto e da posição da mandíbula. Cuide dos incisivos centrais e fale com o dentista se notar algum problema com esses dentes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.