Saúde bucal – um guia ilustrado da anatomia da boca

menina sorrindo numa floresta

normalmouth

Saúde bucal: o que está atrás do seu sorriso

Você usa a sua língua para falar, comer, beijar e sorrir, dentre outras tarefas. A chave para manter tudo funcionando direito é uma boa saúde bucal. Ter dentes e gengiva saudáveis não é algo dado ou inerente, no entanto. Prevenir o problemas bucais demanda esforço. Melhore a sua saúde bucal ao compreender a anatomia da boca e suas estruturas – dentes, gengiva, língua e as glândulas salivares.

tooth

Dentes: da coroa à raiz

Os adultos têm 32 dentes permanentes, incluindo os dentes do siso. Cada dente possui duas partes principais: a coroa e a raiz. A coroa é a parte que você pode ver, enquanto a raiz é a parte escondida debaixo da gengiva.

As outras partes do dente são:

Esmalte – cobertura externa dura e mineralizada que reveste o dente na porção coronária.

Dentina – situada logo abaixo do esmalte e menos mineralizado, responsável por proteger o esmalte dos impactos externos e também pela parte sensitiva do dente, uma vez que apresenta ligação com a polpa.

Polpa – tecido vascularizado localizado no meio do dente, responsável pela manutenção da vitalidade do elemento dental, é o "coração" do dente.

Cemento – tecido duro que recobre a raiz do dente , que junto com os ligamentos periodontais o prende ao osso do maxilar.

gums

Gengiva: rosa significa saudável

Para manter a gengiva saudável, é preciso cuidar da saúde bucal – escove os seus dentes pelo menos duas vezes ao dia, passe fio dental uma vez ao dia e consulte seu dentista regularmente. Se a sua gengiva ficar vermelha e inchar ou sangrar um pouco, ela pode estar inflamada. Esse quadro é conhecido como gengivite. O tratamento imediato pode ajudar a restaurar a saúde da boca. Quando não tratada , a gengivite pode evoluir para uma periodontite e possivelmente à perda de algum dente.

tonguetaste

Língua: da fala ao paladar

A sua língua é um órgão muscular que ajuda você a falar e a mover a comida para mastigar e engolir. Pequenas protuberâncias chamadas papilas cobrem a superfície da sua língua. O paladar está localizado nas papilas gustativas e permite que você sinta gostos específicos, como o amargo, o azedo, o salgado e o doce. A sua língua também tem um papel na saúde da sua boca. Partículas de alimentos podem ficar presos na sua língua, causando mau hálito e promovendo a colonização bacteriana podendo causar a deterioração dentária. Para cuidar bem da sua língua, basta também escovar a língua ao escovar os dentes.

salivaryglands

Glândulas salivares: auxílio na digestão, prevenção de deterioramento

A anatomia da sua boca é composta por três grandes pares de glândulas salivares (a parótida, a sublingual e as glândulas submandibulares) e outras muitas glândulas menores. As glândulas salivares produzem e secretam saliva. Além de ajudar você a engolir e digerir os alimentos, a saliva promove a saúde ao:

  • remover resíduos de alimentos;

  • equilibrar a ação dos ácidos que podem atacar o esmalte do dente;

  • remineralizar o esmalte dentário;

  • matar bactérias causadores de doença.

© 1998-2017 Fundação Mayo para a Educação e Pesquisa Médica (MFMER). Todos os direitos reservados.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.