Como Deixar Seus Dentes Fortes

Menino desdentado sorrindo

Dentes fortes são dentes saudáveis; e para ter dentes saudáveis, é preciso comer os alimentos certos e cuidar dos dentes logo depois de comer. De acordo com a Associação Americana de Odontologia, as principais causas de doença periodontal e cárie incluem higiene bucal inadequada, tabagismo ou uso de tabaco mascável e uso de certos medicamentos que bloqueiam a absorção de cálcio.

Uma das maneiras mais fáceis de manter os dentes fortes é ter boas práticas de higiene bucal, como:

  • Escovar os dentes após cada refeição usando um creme dental fluoretado aprovado por uma associação de odontologia
  • Passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia (de preferência, com mais frequência)
  • Fazer escolhas alimentares saudáveis, tentando consumir a dose diária recomendada de cálcio
  • Agendar limpezas e avaliações odontológicas regulares
  • Evitar fumar ou marcar tabaco


A boa higiene bucal é a base para ter dentes saudáveis, mas hábitos alimentares saudáveis também podem contribuir para a saúde dos dentes. Para ter dentes saudáveis, assim como todo o corpo, é preciso ingerir alimentos saudáveis. Comer muitas frutas, verduras, legumes, trigo integral e laticínios não apenas promove a saúde geral, mas também garante que seu corpo tenha as vitaminas e os minerais necessários para manter dentes fortes e saudáveis. Saiba mais sobre como sua dieta interfere na saúde dos dentes no Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Algumas pessoas podem ter mais dificuldades do que outras para manter os dentes saudáveis. Se você toma determinados medicamentos ou sofre de alguma doença, como diabetes, pode ser necessário dar mais ênfase à higiene bucal e trabalhar em estreita colaboração com o dentista para evitar problemas. Saiba mais sobre como condições médicas específicas podem afetar a saúde dos dentes no Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Por fim, dentes fortes e saudáveis resultam de práticas dedicadas e constantes de higiene bucal, combinadas com alimentação saudável e tratamento odontológico regular.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Quais são as diferentes partes de um dente?

Cada dente possui diversas partes distintas; a seguir, consta uma VISÃO GERAL de cada parte:

  • Esmalte – É a parte externa e mais dura do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado pela cárie se os dentes não forem cuidados adequadamente.

  • Dentina – É a camada do dente dentro do esmalte. Se a cárie conseguir passar pelo esmalte, em seguida, ataca a dentina – onde milhões de canais conduzem diretamente a polpa dental.

  • Polpa – É o tecido macio encontrado no centro de todos os dentes, onde o tecido nerval e os vasos sanguíneos estão localizados. Se a cárie dentária atingir a polpa, isso geralmente causa dor e pode necessitar de um procedimento de canal na raiz.