Creme dental sem flúor: por que usá-lo?

um jovem escovando os dentes

 

Você deve usar um creme dental sem flúor? A resposta tem muito a ver com sua idade. Crianças menores de dois anos, por exemplo, não devem usar uma quantidade de creme dental maior do que um grão de arroz, pois elas podem engolir o creme dental. Para a maioria das crianças e adultos, o flúor proporciona excelentes benefícios para os dentes. Embora algumas pessoas discutam se devem ou não usar flúor, esse mineral natural é um ingrediente seguro que ajuda a proteger os dentes da cárie.

 

 

O que é o flúor?

 

 

O flúor é um mineral encontrado naturalmente na crosta terrestre que é liberado no solo, na água e no ar. O flúor torna os dentes mais fortes e resistentes aos ácidos causadores da cárie, ajudando a preveni-la muito antes mesmo de você notá-la. Como é comprovado que o flúor ajuda a prevenir a cárie, esse mineral às vezes é adicionado à água de uma comunidade.

 

 

Breve história do flúor

 

 

Há mais de 100 anos, a relação entre o flúor e a saúde bucal é bastante pesquisada. O Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos narra as origens do estudo do flúor, desde 1901 até a década de 1930. Em várias cidades pequenas, as pessoas notavam que os dentes permanentes das crianças estavam nascendo com manchas marrons. Por outro lado, os dentes dos habitantes dessas cidades também eram resistentes à cárie.

 

 

Os pesquisadores descobriram que os altos níveis de flúor na água potável das cidades era o principal responsável pelas manchas e também pela maior resistência dos dentes. Nos anos de 1940, sabia-se que o flúor em quantidades controladas ajudaria a prevenir a cárie. Depois de adicionar flúor à água da cidade em Grand Rapids, Michigan, a taxa de cárie dentária entre as crianças teve uma queda de mais de 60%.

 

 

Hoje em dia, a adição de flúor à água é uma prática comum que tem como objetivo garantir que as pessoas recebam a quantidade adequada desse mineral. O flúor também está presente em alguns alimentos, bebidas, cremes dentais, suplementos e até mesmo enxaguantes bucais.

 

 

Qual é a função do flúor?

 

 

Como as bactérias e os açúcares formam ácidos que lentamente causam cárie, o flúor age fortalecendo o esmalte, a camada protetora ao redor de todos os dentes, para que eles não sucumbam a ela. Antes que os dentes decíduos de um bebê comecem a nascer, o esmalte é fortalecido pelo flúor ingerido através de alimentos e bebidas. Quando os dentes irrompem na gengiva, as fontes naturais de flúor ajudam a reconstruir o esmalte enfraquecido à medida que eles crescem.

 

 

Mas não são apenas as crianças que se beneficiam! O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária também em adultos. O flúor encontrado em cremes dentais e enxaguantes bucais, conhecido como flúor tópico, é bom para pessoas de qualquer idade. Porém, crianças e adultos precisam ter cuidado se só consomem água engarrafada. Como muitas marcas não são fluoretadas, pode ser necessário um tratamento adicional aliado ao uso de um creme dental que contenha flúor. Discuta essa necessidade e possíveis opções de tratamento com o dentista para garantir que sua rotina diária inclua a quantidade adequada desse mineral.

 

 

Você deve usar creme dental sem flúor?

 

 

Se você está pensando em usar um creme dental sem flúor para seus filhos, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o creme dental fluoretado em pequena quantidade é recomendado desde a erupção do primeiro dente até os três anos de idade. Para crianças de três a seis anos, é recomendada uma quantidade do tamanho de uma ervilha. Essas quantidades recomendadas levam em consideração o possível risco de fluorose dentária, que é o surgimento de manchas ou porosidade nos dentes. A fluorose pode se manifestar como manchas marrons, manchas brancas ou pontos brancos dispersos. Os dentes podem até mesmo parecer ásperos.

 

 

Se você descobrir que é alérgico a flúor, existem muitos cremes dentais sem flúor que você pode experimentar. Se você tem dúvidas se o uso do flúor está relacionado a doenças específicas ou se afeta sua saúde geral, converse com o médico.

 

 

Além disso, se você acredita que já está ingerindo flúor suficiente através de alimentos e bebidas, fale com o médico ou dentista sobre suas necessidades específicas de flúor. O flúor aplicado topicamente e o flúor ingerido afetam a saúde bucal de formas significativamente diferentes. O flúor em produtos para cuidados dentários fortalece os dentes que já nasceram, tornando-os mais resistentes à cárie, enquanto os flúors sistêmicos (ingeridos) ajudam a desenvolver estruturas dentárias fortes antes que eles nasçam, explica a ADA. A saliva também contém flúor sistêmico, ajudando a manter sua boca sempre protegida.

 

 

Com base em décadas de pesquisa, o flúor tem um histórico comprovado de proteção dentária e melhora da saúde bucal. Escove os dentes duas vezes ao dia e use o fio dental diariamente para ter o sorriso mais saudável possível.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.