Quando e por que você deve usar um enxaguante bucal com flúor?

Mujer usando enjuague bucal sonriendo

 

Quando você pensa em um enxaguante bucal, talvez queira ter o hálito refrescante com aroma de menta ou ter um sorriso mais branco. Mas o enxaguante bucal ― especialmente quando contém flúor ― pode proporcionar mais benefícios à saúde bucal do que apenas hálito fresco. Da mesma forma que os profissionais de odontologia recomendam a escovação com creme dental fluoretado, o enxaguante bucal (também conhecido como colutório) com flúor pode ajudar a fortalecer o esmalte dentário e proporcionar um nível extra de proteção para crianças e adultos. Pergunte ao dentista se você ou alguém de sua família com seis anos de idade ou mais se beneficiaria com a adição de um enxaguante bucal com flúor à rotina de cuidados bucais em casa.

 

O que é enxaguante bucal com flúor?

 

O enxaguante bucal fluoretado é uma solução que contém flúor, um mineral natural conhecido por sua capacidade de fortalecer o esmalte dos dentes e reduzir a cárie em crianças e adultos. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), além de fortalecer o esmalte dos dentes contra ataques ácidos, o flúor também repara a cárie dentária nos estágios iniciais. A placa bacteriana contém ácidos que provocam a perda de minerais e podem resultar em cárie com o passar do tempo. Alimentos ricos em açúcar aumentam a quantidade de ácidos.

 

 

Quando o enxaguante com flúor entra em contato com os dentes, esse mineral é absorvido pelo esmalte e remineraliza e repõe o cálcio e o fósforo perdidos, mantendo os dentes fortes. Existem enxaguantes bucais com diferentes concentrações e tipos de flúor de venda livre, e a fórmula mais comum para uso diário é a que contém flúor de sódio.

 

Quem deve usar um enxaguante bucal com flúor?

 

Os enxaguantes bucais com flúor são seguros e eficazes para uso diário por qualquer pessoa que queira proteção adicional para seu sorriso, mas podem ser especialmente benéficos para pessoas com alto risco de desenvolver cárie dentária. Crianças com menos de 6 anos não devem usar enxaguante bucal com flúor devido ao risco de ingestão, e crianças com menos de 12 anos devem ser supervisionadas durante o uso. Várias condições ou circunstâncias podem torná-lo mais suscetível à cárie; portanto, se você vivenciar qualquer uma das seguintes situações, converse com o dentista sobre a adição de um enxaguante bucal com flúor à sua rotina de higiene bucal.

 

 

Boca seca

 

 

A saliva é um limpador natural dos dentes entre as escovações, pois remove as partículas de alimentos dos dentes e neutraliza os ácidos causadores de cárie produzidos por bactérias. Também contém cálcio, fósforo e outros componentes importantes que ajudam a remineralizar os dentes diariamente. Quando estamos desidratados ou com a boca seca, ficamos mais suscetíveis à cárie dentária. A boca seca pode ser causada por muitos medicamentos ou problemas de saúde, e as pesquisas mostram que cerca de 22% da população apresenta boca seca, com maior incidência entre os idosos. Incluir um enxaguante com flúor em sua rotina pode ajudar a manter seus dentes limpos durante o dia, além de prevenir a cárie, manter a boca úmida e proteger os dentes.

 

 

Retração gengival

 

 

Quando a placa bacteriana se forma na margem da gengiva, ela pode ficar irritada e sangrar facilmente. Também pode começar a se retrair, expondo parte da superfície da raiz do dente. Como a superfície da raiz não é tão forte quanto o esmalte, você fica mais suscetível à cárie radicular. O tratamento de uma doença periodontal também reduz a inflamação, podendo causar retração gengival e exposição parcial das superfícies radiculares. Outros pacientes que não têm doença periodontal podem ter as raízes expostas por escovarem os dentes e a gengiva com muita força; portanto, lembre-se de usar sempre uma escova de cerdas macias. Dependendo da gravidade da retração gengival, o dentista pode recomendar diversas formas de proteção com flúor, incluindo enxaguantes bucais de venda livre ou prescritos.

 

 

Aparelho ortodôntico

 

 

Os aparelhos metálicos criam muitos esconderijos para alimentos e bactérias, aumentando o risco de cárie. A combinação de placa bacteriana e açúcares pode resultar em áreas de descalcificação, que, quando o aparelho é removido, produzem manchas esbranquiçadas visíveis e esteticamente desagradáveis. Essas manchas podem ou não se transformar em cárie dentária. Algumas vezes os ortodontistas recomendam um enxaguante bucal com flúor para reduzir a descalcificação ou as manchas brancas.

 

Restaurações, coroas e pontes

 

Se você já teve cárie, o dentista pode recomendar o uso de um enxaguante bucal com flúor após cada restauração como proteção extra. Um tratamento dentário extensivo, como coroas e pontes, cria esconderijos perfeitos para que as bactérias iniciem o processo de formação de cárie. Com o uso regular de flúor, o processo pode ser interrompido antes que a cárie comece a aparecer e o dente consegue se reparar sozinho. O enxaguante bucal com flúor proporciona proteção adicional além da escovação duas vezes ao dia.

 

Como usar um enxaguante bucal com flúor

 

Ao usar um enxaguante bucal com flúor, siga sempre as orientações do seu dentista, incluindo a dose, a frequência e a quantidade de tempo na boca.

 

 

Não deixe de ler as instruções no rótulo. Alguns fabricantes recomendam o uso do produto antes ou depois da escovação para maximizar sua eficácia. Para aproveitar ao máximo os benefícios do flúor, faça bochechos de acordo com as instruções de uso na hora de dormir para obter melhores resultados.

 

 

O enxaguante bucal com flúor pode beneficiar as pessoas que são muito suscetíveis à cárie, mas é importante lembrar que é apenas um dos recursos do seu kit de higiene bucal. Combine o uso do enxaguante bucal com flúor com a escovação duas vezes ao dia e o uso do fio dental uma vez ao dia, para ajudar a prevenir a cárie e a formação de placa bacteriana e a manter seu sorriso saudável.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.