Será que você está ingerindo muito flúor?

Menino escovando os dentes

 

Por que você deve ser um fã do flúor? Como ressalta a Associação Americana de Odontologia (ADA), o flúor é considerado um "inimigo natural" da cárie, especialmente para os dentes em desenvolvimento. A boa notícia é que você provavelmente tem recebido a quantidade adequada de flúor, e todos os seus benefícios, sem sequer saber disso! O flúor proveniente da água, alimentos ou suplementos ajuda a fortalecer o esmalte dentário, tornando-o mais resistente à cárie. Após a erupção dos dentes, o flúor ajuda a reconstruir o esmalte e pode até reverter uma cárie dentária nas fases iniciais.

 

 

No entanto, como ocorre com a maioria das coisas na vida, o excesso ― ou a falta ― de algo pode ser um problema. O flúor é um excelente exemplo da importância do equilíbrio. Em geral, o mineral é seguro e eficaz contra a cárie, mas você precisa conhecer os riscos decorrentes do consumo excessivo de flúor. A maioria desses riscos decorre da ingestão excessiva do mineral, que pode causar fluorose dentária, sobretudo em pessoas mais novas.

 

 

O que é fluorose dentária?

 

 

De acordo com a ADA, a fluorose dentária, também conhecida como dentes manchados, ocorre quando as crianças consomem flúor em excesso por um período de tempo muito longo enquanto os dentes ainda estão em desenvolvimento. A maioria dos casos de fluorose ocorre quando crianças pequenas, que já bebem água fluoretada, tomam suplementos de flúor ou engolem o creme dental fluoretado. Linhas brancas, manchas ou depressões podem se desenvolver na superfície dos dentes assim que eles emergem da gengiva. Nos casos graves, o esmalte pode desenvolver manchas de coloração acastanhada ou marrom, ou até mesmo acinzentadas ou pretas, e os dentes podem ficar porosos.

 

 

Não se preocupe! A fluorose não terá um impacto negativo na saúde dos dentes do seu filho. Essas linhas brancas e manchas são tratáveis e, em geral, reversíveis. Muitas vezes, o problema é tão imperceptível que somente o dentista consegue detectá-lo.

 

 

Como prevenir a fluorose

 

 

Uma pessoa pode desenvolver fluorose até por volta dos oito anos de idade, já que os dentes ainda estão se formando sob as gengivas. Abaixo estão algumas orientações úteis sobre o uso seguro de flúor por bebês e crianças.

 

 

Até os três anos de idade:

 

É improvável que lactentes que mamem no peito desenvolvam fluorose, já que a concentração de flúor no leite materno é muito baixa. Mesmo quando as gestantes e mães lactantes costumam beber água fluoretada, não são passadas grandes quantidades de flúor para os bebês no leite materno.>As mães que alimentam os bebês com leite em pó ou concentrado devem diluir o leite com água sem flúor ou com baixa concentração de flúor. A fórmula pronta para alimentação também é uma opção, pois contém quantidades mínimas de flúor.>Quando os primeiros dentinhos do bebê começarem a nascer, use apenas uma pequena quantidade de creme dental fluoretado (no máximo, do tamanho de um grão de arroz) para escová-los duas vezes ao dia.>Lembre-se de ensinar a criança a cuspir! Quando forem capazes de entender, as crianças devem ser ensinadas a cuspir o creme dental ao escovar os dentes.

 

Dos três aos oito anos de idade:

 

Continue escovando bem os dentes duas vezes ao dia usando uma quantidade de creme dental fluoretado do tamanho de uma ervilha.>NÃO use enxaguantes bucais com flúor em crianças menores de seis anos, a menos que seja recomendado pelo dentista ou outro profissional de saúde. Crianças menores de seis anos ainda não desenvolveram totalmente o reflexo de deglutição e podem engolir uma quantidade maior em vez de cuspir.

 

Lembre-se, a maioria dos casos de fluorose é evitável. Explique para as crianças que não devem engolir o creme dental enquanto escovam os dentes. Converse com o dentista se estiver preocupado com a quantidade de flúor à qual seus filhos estão expostos.

 

 

Opções de tratamento para a fluorose

 

 

No mundo desenvolvido, a fluorose não está associada a um problema médico que cause cárie ou coloque em risco a saúde do seu filho. Alguns casos de fluorose dentária são tão imperceptíveis que nem é necessário tratamento, especialmente quando ocorrem nos dentes posteriores. No entanto, se estiver preocupado, existem opções de tratamento como o clareamento dos dentes.

 

 

Suplementos alimentares com flúor

 

 

Use suplementos alimentares com flúor apenas se forem prescritos por um médico ou dentista. Os suplementos de flúor são recomendados para crianças entre 6 meses e 16 anos de idade com alto risco de desenvolver cárie dentária e para aquelas que vivem em regiões onde a água não é fluoretada.

 

 

Flúor na água potável

 

 

De acordo com a ADA, a concentração recomendada de flúor na água para manter a saúde dentária é de 0,7 partes por milhão (ppm). Conforme a Lei de Segurança da Água Potável, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) exige que os sistemas públicos de abastecimento de água notifiquem os consumidores se o flúor natural exceder os níveis recomendados.

 

 

Se você vive em uma região onde os níveis naturais de flúor na água potável excedem 0,7 ppm, deve considerar uma fonte de água alternativa ou tratamentos domésticos para reduzir o risco de fluorose em crianças pequenas.

 

 

Embora a EPA não tenha autoridade para supervisionar os poços domésticos de água potável, recomenda-se que a água proveniente desses poços seja testada uma vez ao ano. Se sua casa é abastecida por um poço doméstico, é uma boa ideia testar o nível de flúor na água anualmente, especialmente se houver crianças pequenas em casa. Os níveis naturais de flúor podem variar muito de uma região para outra. Forneça ao médico e ao dentista os resultados dos testes da água do poço para que eles possam dar informações precisas sobre as necessidades de flúor de sua família.

 

 

Resumindo, o flúor é seguro quando usado corretamente e tem grandes benefícios para a saúde dentária do seu filho. Não se preocupe, pois embora ensinar os cuidados bucais adequados nem sempre seja fácil, assegurar que seus filhos obtenham a quantidade necessária de flúor é muito simples. Se tiver dúvidas, o dentista, pediatra ou médico da família pode ajudá-lo a determinar a quantidade indicada de flúor para o seu filho.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cómo Usar o FLÚOR

Você pode obter os benefícios do flúor em diferentes locais. Ele pode funcionar a partir de fonte externa e de dentro do corpo. Para melhores resultados, você precisa dos dois. Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor no mínimo três vezes ao dia, por dois minutos, principalmente após comer e antes de dormir.

Creme dental com flúor é um passo importante que você pode tomar para prevenir cárie.

Experimente uma de nossos cremes dentais para ajudar no combate à cárie.