O que uma clínica odontológica pode fazer por você

interior da clínica dentária com equipamento odontológico modern

Ir ao dentista nem sempre significa ir a um consultório particular. Uma clínica odontológica é um único local em que todas as suas necessidades de tratamento dentário podem atendidas; nesse tipo de clínica, há mais do que uma categoria de especialista.

A clínica odontológica pode estar situada em uma faculdade de odontologia, hospital, centro de saúde privado (gerido por um ou vários proprietários) ou mesmo em casas de repouso. Em todos esses cenários, a clínica odontológica enfatiza a orientação do paciente quanto à prevenção de doenças e oferece opções para diversos tratamentos e procedimentos. De um modo geral, a clínica é composta por dentistas, auxiliares e técnicos de higiene bucal que prestam serviços como exames, limpeza, radiografias, restaurações e outros cuidados dentários necessários.

Por que você deve ir a uma clínica odontológica

As clínicas odontológicas orgulham-se de ter vários colaboradores e dentistas especializados disponíveis a qualquer momento. Também há muitos procedimentos oferecidos aos pacientes por honorários competitivos, caso não sejam cobertos pela apólice de seguro tradicional.

Com o início do ano letivo, também pode ficar mais difícil agendar uma consulta com o dentista; por essa razão, as clínicas oferecem mais horários e mais dias de atendimento ao público. Seja para você, seja para seu filho, há inúmeras clínicas disponíveis, para que você não fique desamparado quando precisar receber atendimento.

Desvantagens de ir a uma clínica odontológica

No entanto, a vasta clientela de uma clínica odontológica pode tornar-se inconveniente quando são necessários procedimentos mais avançados. Os inconvenientes incluem:

  • O dentista que iniciou o procedimento pode não estar disponível para concluí-lo.
  • Ausência de um contato pessoal com o profissional.
  • Alta rotatividade dos profissionais do consultório.

Como tirar o melhor proveito

O diagnóstico precoce de problemas bucais por meio de consultas regulares ao dentista é imprescindível para que possamos manter a boa saúde bucal. A escovação com creme dental duas vezes ao dia e o uso regular do fio dental são duas excelentes medidas preventivas para que essas consultas sejam o mais simples possível. A revista Dental Economics também sugere que existem clínicas odontológicas itinerantes que facilitam o acesso aos cuidados bucais para aqueles que não podem ir a uma clínica por conta própria. As clínicas odontológicas têm um papel importante ao ajudar as pessoas a obter um tratamento adequado e rápido.

Elas são um bem para a comunidade, pois oferecem às pessoas cuidados dentários compatíveis com as suas expectativas. Seja por questões financeiras, constrangimento ou fobia, uma clínica odontológica trabalha para oferecer os procedimentos necessários para doenças dentárias altamente evitáveis. Algumas clínicas se esforçam para fornecer esse atendimento a um custo inferior ao valor médio de um consultório dentário. A dificuldade de encontrar um consultório no momento e no local em que ele é necessário faz desse tipo de centro um grande trunfo ― especialmente quando você quer obter cuidados de saúde bucal com um orçamento apertado ou em meio a uma agenda cheia.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

O que esperar durante a VISITA AO DENTISTA

Em sua primeira visita, o dentista vai verificar o histórico de saúde dental completo. Em visitas de acompanhamento, se o seu status de saúde for modificado, não se esqueça de contar ao seu dentista. A seguir, está o que você pode esperar durante a maioria das visitas ao dentista.

  • Limpeza minuciosa – O dentista vai raspar ao longo e abaixo da margem gengival para remover a placa bacteriana e o tártaro formado que pode causar doenças da gengiva, cárie, mau hálito e outros problemas. Em seguida, ele vai polir e utilizar o fio dental em seus dentes.

  • Exame dental completo – Seu dentista vai realizar um exame minucioso em seus dentes, gengiva e boca, observando sinais de doenças ou outros problemas.

  • Raios X – Raios X podem diagnosticar problemas de outra forma não observáveis, como danos as mandíbulas, dentes impactados, abscesso, cistos ou tumores e cárie entre os dentes.