Como escovar os dentes, usar o fio dental e comer adequadamente para ter uma ótima saúde bucal

Mulher escovando os dentes em frente ao espelho

Você já se perguntou se alguma vez negligenciou etapas importantes da sua rotina de higiene bucal? Além de cuidar bem de sua própria saúde bucal, também é seu dever como mãe ou pai ensinar boas práticas de saúde bucal para seus filhos. Às vezes, como as tarefas comuns se tornam hábitos, tendemos a perder de vista o uso das técnicas adequadas. Continue lendo para relembrar as técnicas de escovação e uso do fio dental, além de dicas de boa alimentação, para manter os dentes e a gengiva saudáveis.

Como escovar os dentes corretamente

Ao escovarmos os dentes, nosso objetivo é remover o máximo de placa bacteriana possível. De acordo com Associação Americana de Odontologia (ADA), a placa bacteriana é uma película pegajosa e transparente, repleta de bactérias, que recobre os dentes e a gengiva. A remoção da placa bacteriana pela escovação ajuda a manter os dentes saudáveis e sem cárie. Você e os seus filhos devem escovar os dentes por, no mínimo, dois minutos. Durante a escovação, é preciso escovar a superfície interna, externa e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de vai e vem. No entanto, lembre-se de escovar os dentes suavemente, porque uma escovação com movimentos vigorosos pode irritar a gengiva. Não se esqueça de escovar também os tecidos moles, incluindo a margem gengival e a língua, para remover a maior quantidade possível de bactérias da boca. Para ajudar a limpar a boca inteira, considere usar uma escova dental com limpador de língua e bochechas.

Como usar o fio dental de forma adequada

Embora a escova de dentes consiga remover a maior parte da placa bacteriana, ela não consegue limpar completamente entre os dentes. Por essa razão, o uso diário do fio dental é obrigatório. De acordo com a ADA, o fio dental destrói colônias de bactérias que se formam ao longo da margem gengival e, ao mesmo tempo, estimula a gengiva, ajudando a prevenir doenças periodontais. Primeiro, puxe cerca de 40 centímetros de fio dental da embalagem. Enrole a maior parte do fio dental ao redor de cada dedo médio e use os indicadores para guiar o fio dental com firmeza entre os dentes. Usando apenas alguns centímetros do fio dental, mova-o suavemente entre os dentes em movimentos de vai e vem. Não se esqueça de curvar o fio formando uma espécie de C ao redor da base do dente para limpar um pouco abaixo da margem gengival. Utilize uma parte nova do fio dental para cada espaço interdental, para não levar a placa bacteriana de um dente para o outro. Não use muita força para não cortar ou machucar a gengivas.

Dicas de alimentação adequada para a saúde bucal

As bactérias existentes na boca se alimentam de açúcar; de fato, o açúcar é a fonte natural de alimento para essas bactérias. Segundo a ADA, alimentos com baixo teor de amidos e açúcares podem ajudar a matar as bactérias da boca de fome. Em vez de comer alimentos processados com aditivos e carboidratos simples, experimente preparar mais refeições com legumes e verduras frescos e proteínas magras para toda a família. Além disso, tente restringir o consumo de lanches e petiscos pelos seus filhos no intervalo das refeições para manter a boca limpa e saudável entre as escovações. Outra maneira fácil de reduzir o consumo de açúcar é substituir as bebidas doces e gaseificadas por água. Essa troca não só ajuda a matar as bactérias de fome, como também ajuda a remover resíduos da boca.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.