Fio ou fita dental: o que é melhor pra você?

jovem usando fio dental nos dentes

A limpeza do espaço entre os dentes é um hábito fundamental para a saúde dental, que muitas vezes cai no esquecimento. Felizmente, existem muitos produtos de limpeza interdental no mercado, e escolher um que atenda às suas necessidades ajudará você a implementar esse tipo de limpeza em sua rotina diária. Normalmente, os profissionais de odontologia recomendam o uso de fita ou fio dental, mas qual produto é o mais adequado para seus dentes e hábitos de limpeza interdental?

Fio dental vs. fita dental

Fio dental e fita dental são produtos de limpeza interdental que limpam as superfícies entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), o fio dental é um fio fino de monofilamentos de plástico trançados ou filamentos de nylon. A fita dental é muito parecida com o fio dental, mas, como explica o Florida Developmental Disabilities Council (FDDC), é mais larga e mais plana do que ele.

A decisão de usar fita ou fio dental depende de qual produto é a mais eficaz na limpeza entre os dentes e qual é mais fácil de usar, na sua opinião. Para pessoas cujos dentes são bem juntos, o Hospital de Winchester recomenda o uso de fio ou fita dental encerados. Algumas pessoas também podem achar difícil manusear o fio dental fino, especialmente se tiver dedos grandes. Nesse caso, o FDDC recomenda o uso da fita dental.

Como usar a fita ou o fio dental

O procedimento para fazer a limpeza entre os dentes com fita ou fio dental é o mesmo. Como a ADA demonstra, siga estes passos:

  • Corte um pedaço de fio ou fita dental de aproximadamente 40 centímetros de comprimento.
  • Enrole uma das extremidades do fio ou fita em volta de um dos dedos médios. Faça o mesmo com a outra extremidade no outro dedo médio.
  • Segure o fio ou a fita com o indicador e o polegar de cada mão para controle.
  • Insira o fio ou a fita dental no espaço entre dois dentes e enrole-o na base do dente, formando um arco.
  • Com um movimento de serra, para um lado e para o outro, passe delicadamente o fio ou a fita dental, deslizando para cima até sair do espaço interdental.
  • Desenrole um pequeno pedaço de fio ou fita dental de uma mão e enrole-o na outra, para utilizar um pedaço limpo no próximo dente.
  • Repita o movimento na superfície do dente oposto, invertendo a direção do arco.
  • Insira o fio ou a fita dental entre os próximos dois dentes e limpe as superfícies da mesma maneira. Repita esse procedimento para todos os espaços interdentais.

O produto de limpeza interdental escolhido não é tão importante quanto o ato de usá-lo. O uso do fio ou fita dental remove a placa bacteriana entre os dentes, mas se a placa não for removida regularmente, ela pode se transformar em uma substância dura chamada tártaro, que somente os profissionais de odontologia conseguem remover. Se isso acontecer, sua gengiva pode inchar e sangrar, como explica a ADA.

É por isso que a ADA recomenda usar o fio ou a fita dental uma vez por dia. Você pode usá-los antes ou depois de escovar os dentes ou a qualquer momento que for mais conveniente.

Escolha do produto de limpeza interdental

Se você tiver problemas para usar a fita ou o fio dental tradicional, há uma variedade de produtos alternativos, incluindo palito interdental, fio dental com haste, irrigador dental e pequenas escovas para limpeza entre os dentes, informa a ADA. As escovas interdentais são cilíndricas ou em formato de cone e vêm em vários tamanhos para que possam se adequar ao espaço entre os dentes. Existem também escovas especializadas para limpeza entre implantes dentários.

Não permita que problemas com o uso de fio ou fita dental o impeçam de desenvolver ou manter bons hábitos de higiene bucal. Usar o fio dental uma vez ao dia ajuda a manter os dentes e a boca saudáveis e reduz o risco de doença periodontal e cárie. Se você escolher um limpador interdental e ele não funcionar da maneira que você esperava, peça orientação ao dentista e higienista dental e continue experimentando até encontrar um produto que se adapte a você e aos seus dentes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.