Se você usa um aparelho de metal ou de plástico transparente, partículas de alimentos podem ficar presas nos bráquetes e arcos com muito mais facilidade, aumentando o risco de acúmulo de bactérias. A Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) relata que cerca de uma em cada cinco crianças entre 6 e 11 anos apresentava cárie dentária nos dentes permanentes em 2013. Obviamente, a cárie ainda é uma grande preocupação, e o uso de aparelho ortodôntico torna a atenção à higiene bucal ainda mais importante.
Os aparelhos metálicos, ainda o tipo mais comum, consistem em três partes, conforme detalhado pela Associação de Odontologia da Nova Escócia: bráquetes, sistema adesivo e arco metálico. Os bráquetes são colados nos dentes com um material adesivo, enquanto o arco os conecta uns aos outros, para que possam mover gradualmente os dentes para uma posição mais alinhada. Lembre-se de que os alimentos podem ficar presos entre o arco e os bráquetes; portanto, uma escova para aparelho eficaz deve ser capaz de remover os restos de alimentos.
De acordo com a Academia de Odontologia Geral (AGD), atualmente não existe nenhum indício científico que comprove que uma escova é a melhor na remoção de placa bacteriana. Em vez disso, a escovação cuidadosa é o mais importante, não importa se você está ou não usando aparelho ortodôntico. Além disso, escolha um escova que atenda às suas necessidades específicas - nesse caso, chegar aos locais mais difíceis de alcançar escondidos pelos aparelhos. A AGD recomenda que a cabeça da escova dental seja pequena para "alcançar facilmente todas as áreas da boca, dentes e gengiva".Com isso em mente, o uso regular da escova pode ajudar a limpar melhor a margem gengival, onde as bactérias podem se acumular.
O aparelho ortodôntico pode causar desconforto por si só, especialmente logo após a colocação e depois ajustes para itens como o expansor. Portanto, limitar o desconforto e a irritação é tão importante quanto a escovação adequada ao escolher a escova para aparelho. E as melhores escovas de dentes têm algumas características em comum:
Após encontrar uma escova de cerdas macias com pontas arredondadas e cabo de tamanho adequado, verifique também se o seu filho está usando a escova corretamente. Para iniciantes, supervisione as crianças pequenas, entre 7 e 8 anos de idade, durante a escovação para garantir que elas desenvolvam bons hábitos de escovação à medida que se adaptam ao aparelho. Obviamente, não custa nada supervisionar as crianças um pouco mais velhas quando elas começam a usar o aparelho e confirmar se limparam bem e corretamente os dentes.
Se você ou seu filho realmente se esforçar para manter o aparelho limpo, usar uma escova para aparelho adequada - duas vezes ao dia, durante dois minutos - pode ajudá-lo a alcançar as áreas mais difíceis. Quanto a áreas como os molares posteriores, o uso diário do fio dental ainda ajudará a remover os restos de alimentos escondidos atrás do arco metálico.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.