Homem usando terno de casamento na sua cerimônia
Badge field

Terno de casamento: 6 dicas para não errar

Published date field

O dito popular diz que quem casa, quer casa. É verdade, mas quem casa também quer o melhor terno de casamento. Afinal, a roupa do noivo tem que formar um par ideal com o vestido da noiva.

Mas sempre surgem muitas dúvidas: melhor alugar ou comprar? Que modelo cai melhor? Tem que ser só bonito ou confortável também?

Tudo bem ter dúvidas. Faz parte do jogo… Mas como a sua data especial está chegando, é melhor resolver logo esses temas.

E o que não falta é dica para você neste conteúdo. Na sequência, você descobre como escolher o terno ideal para seu momento especial!

O caminho para o seu melhor terno de casamento

Do clareamento dental ao melhor corte de cabelo, os noivos pensam em todos os detalhes para entregar uma aparência impecável.

E o terno também é um dos protagonistas dessa história.

Daí o valor das dicas abaixo!

1. Aposte na alfaiataria e faça orçamentos

Os ternos de alfaiataria têm um corte refinado, com uma modelagem alinhada ao corpo. E podem ser feitos totalmente sob medida (como antigamente) ou mais bem ajustados às suas medidas, diferentemente de um terno convencional para aluguel, por exemplo.

Por isso, podem ser menos acessíveis. Mas se você tiver a possibilidade de adquirir um, esse é um grande passo para não errar na escolha do seu terno de casamento.

Só tome cuidado com o prazo… Isso porque a alfaiataria, como você já percebeu, produz peças no detalhe. Ou seja, é preciso tempo para chegar ao melhor resultado possível.

Hoje, também existe a possibilidade de aluguel de terno para casamento no mundo da alfaiataria, o que amplia as suas possibilidades.

2. Pense no clima

O clima pode ou não ser seu melhor amigo no casamento. Por isso, não dê sorte para o azar nesta celebração tão importante da sua vida.

Cerimônia à noite

Nesse caso, um smoking pode ser uma opção, caso seu casamento tenha uma inspiração mais glamourosa.

Cerimônia de dia

As visitas prévias aos locais da cerimônia não são por acaso. É nessas oportunidades que você pode prever algumas situações, como se você ficará muito tempo, por exemplo, em áreas descobertas (e sujeito ao calor).

Casamento no verão ou inverno

Se for no auge da estação mais quente, pense em alternativas de ternos mais frescos. Com a evolução da moda, muitos modelos de ternos menos convencionais conseguem proporcionar conforto, sem dispensar a elegância.

Já o inverno exige o contrário: tecidos e peças que mantenham o seu conforto térmico.

Atenção às cores

As cores de terno para casamento também são importantes. Ou seja, também influenciam na escolha do terno de casamento ideal.

Por exemplo, para cerimônia à tarde, considere um terno de casamento branco. Isso também vale na praia, com peças de algodão ou linho que combinam super bem com o ambiente.

Já se for no campo, um terno que contraste bem com o verde pode ser uma ótima escolha. Tons de cinza, com gravata azul ou rosa, são elegantes.

Mas se você se considera mais tradicional, nada como um bom terno de casamento azul. Ele cai bem tanto de dia quanto à noite, principalmente em cerimônias na cidade.

Simples e prático, ele é o queridinho de muitos noivos.

3. Combine também com a cerimônia

Imagine um noivo com um terno que não combina com a decoração ou a própria ambientação da cerimônia.

O terno de casamento do noivo também precisa fazer parte da festa como um todo. Por exemplo, um casamento mais clássico tem mais a ver com um black-tie, assim como o fraque para casamento.

4. Valorize seu estilo

Reconhecer e valorizar o seu estilo é fundamental para você se sentir elegante e confortável com o terno de casamento.

Não faz sentido viver um dos momentos mais especiais da sua vida com uma roupa que você não gosta. Até porque o amor do seu par nasceu muito por causa da sua personalidade.

Por isso, tente ser fiel às suas preferências.

5. Conforto em primeiro lugar

De nada adianta um terno de casamento bonito, mas que limita seus movimentos ou incomoda.

Ou seja, pense na elegância, mas com conforto na hora de escolher e provar os modelos antes da cerimônia.

6. Capriche nos acessórios

Os detalhes são a base da elegância. Por isso, os acessórios também ajudam a destacar o terno de casamento escolhido.

Você pode escolher com mais atenção:

  • um relógio;
  • sapato que realce o seu figurino;
  • abotoaduras, lapelas, lenços e gravata.

E o mais importante: seu sorriso mais branco

E como você tem tudo para escolher o seu melhor terno da vida, para um dos seus momentos mais marcantes, lembre-se do mais importante: sorrir.

Sim, o casamento, mesmo levando em consideração os preparativos e a ansiedade do momento, é uma celebração ao amor, união e parceria. Por isso, aproveite o momento com seu sorriso mais radiante.

Aliás, você pode exibi-lo já nas fotos de terno de casamento.

Mas, para isso, não se esqueça de dedicar atenção especial também ao brilho natural dos seus dentes. Para devolver o branco de seus dentes antes da cerimônia e garantir um sorriso ainda mais naturalmente brilhante, conte com o Colgate Luminous White e a nova caneta clareadora dental.

Os dois têm peróxido de hidrogênio, mesmo ingrediente usado pelos dentistas nos clareamentos. Enquanto a pasta de dente limpa todas as áreas da boca e clareia, a caneta clareadora ajuda ainda mais rápido no clareamento, agindo enquanto você dorme, por exemplo.

Dúvidas frequentes sobre terno de casamento

Como começar a buscar por ternos de casamento?

O primeiro passo para encontrar ternos de casamento é indo diretamente a um ateliê ou loja de locação de trajes. Os profissionais vão saber indicar qual a melhor roupa para seu estilo e tema da festa.

Aluguel de terno para casamento vale a pena?

Caso não encontre o terno dos sonhos, vale a pena o aluguel de terno para casamento. Além disso, ele costuma ser mais em conta do que comprar ou mandar fazer um traje completamente novo.

Como usar terno de casamento em cerimônias durante o dia?

Para um casamento durante o dia, a roupa do noivo pode ser de cores claras. Uma calça de linho, com um blazer de outra cor, pode ser uma saída interessante. Além disso, aposte em uma flor na lapela e dispense a gravata.