O que é branqueamento dos dentes?
O branqueamento dental é mais simples do que o clareamento, por exemplo, por ser uma técnica de "polimento" dos dentes para retirar manchas superficiais no esmalte.
Ou seja, você pode começar agora mesmo com pastas de dente, escova de dente e enxaguantes vendidos nos mercados e farmácias que você está acostumado(a) a ir.
Já as manchas internas, que são mais profundas nos dentes, são removidas com métodos clareadores, que tem o peróxido de hidrogênio, por exemplo, em sua fórmula atuando quimicamente - e não por “polimento”.
A seguir, vamos explicar as diferenças entre as duas opções.
Diferenças entre clareamento e branqueamento dos dentes
Para começar, o(a) dentista é quem você deve consultar para entender melhor qual é o tratamento mais adequado no seu caso. Isso porque ele(a) vai avaliar a condição dos seus dentes, assim como os resultados possíveis.
Aliás, esse é um ponto muito importante: expectativas. Clareamento e branqueamento têm características diferentes, como estamos te explicando nesse conteúdo, e seus resultados dependem também das próprias condições dos seus dentes.
Por isso, o(a) profissional vai levar em consideração alguns fatores:
- o grau e tipo de mancha nos dentes,
- sua estrutura dentária.
Por isso, de acordo com a análise, você poderá fazer um branqueamento dental ou um clareamento dental.
Daí a importância de você entender as diferenças entre os dois:
- Branqueamento dental: é uma alternativa para dentes mais brancos por meio de polimento. Um ingrediente muito usado para isso nas pastas de dente é a sílica, que atua nas manchas superficiais do esmalte.
- Clareamento dental: em vez do polimento superficial, uma substância como o peróxido de hidrogênio remove manchas de dentro para fora.