Homem branco escovando os dentes com escova de dente giratória
Badge field

A diferença entre a escova elétrica giratória e a sônica

Published date field

Você conhece a escova de dente giratória? Ela é um tipo de escova que se popularizou nos últimos anos, como uma alternativa à escova convencional. Por isso, é cada vez maior também a curiosidade sobre ela.

Na prática, ela é um tipo de escova elétrica, assim como as escovas elétricas de tecnologia sônica, com movimentos de alta frequência e amplitude, que é diferente da escova manual que você está acostumado(a).

Neste conteúdo, você vai ver as principais características da escova de dentes giratória e suas diferentes para as sónicas.

Boa leitura!

 

O que é uma escova de dente giratória?

Uma escova de dente elétrica com cabeça giratória redonda é um tipo de escova que limpa seus dentes um a um.

Ou seja, é semelhante a uma manual, que também limpa cada dente na maior parte do tempo. E, isso, mesmo considerando que as cerdas têm um tamanho maior do que o de um dente.

 

E qual é a diferença de uma escova de dentes elétrica com cabeça giratória para uma com tecnologia sônica?

A escova elétrica com tecnologia sônica, como a Philips Colgate SonicPro, tem uma cabeça em forma de diamante e usa movimentos de alta frequência e amplitude, em vez de movimentos giratórioa.

Por isso, ela gera microbolhas suaves que levam a água e a pasta aos espaços entre os dentes, eliminando assim a placa. Além disso, limpa a superfície dos dentes.

Por isso, você pode usar uma escova de dente elétrica de tecnologia ultrassônica para escovar seus dentes com os mesmos movimentos que usa na escova manual.

 

7 passos para usar a escova de dente elétrica

Muitas pessoas têm a dúvida se escovar os dentes com uma escova de dente giratória ou sônica é difícil ou complicado, por exemplo.

A boa notícia é que não é nem uma coisa nem outra. Ou seja, a escova de dente elétrica é muito prática e fácil de usar.

Veja só…

Passo 1: coloque a cabeça da escova na boca antes de ligar

Nos primeiros usos, você pode ter o instinto de ligar a escova antes de colocar a cabeça com as cerdas na boca. Mas isso pode causar um imprevisto: se você fizer isso, pode voar pasta de dente para todos os lados (lembre-se que as escovas elétricas funcionam por movimento).

Passo 2: acerte na posição

Coloque a escova de dente elétrica giratória ou sônica na boca na posição na horizontal, para evitar algum incômodo na hora de ligar, como o contato com o céu da boca. Na verdade, é fazer como você já faz com a escova manual.

Passo 3: comece pela parte interna dos dentes

Com a escova ligada, você pode começar escovando toda a parte interna dos seus dentes. A escova dental elétrica ajuda, alcançando mesmo os dentes de trás. Só não deixe de passar por toda a superfície interna, sem pressa e sem força.

E, lógico, passe na parte externa na sequência, ou seja, na que mais aparece quando você sorri para o mundo. Por último, escove também as partes de cima dos dentes inferiores e as de baixo dos dentes superiores.

Passo 4: escove sem pressão

Tenha muito cuidado com a pressão na hora de escovar os dentes. Por isso até, as escovas de dente elétricas Philips Colgate SonicPro 30, 50 e 70, por exemplo, têm um sensor de pressão para te avisar quando você está exagerando.

O ideal é passar a escova delicadamente, e deixar que ela trabalhe. Pense em movimentos de “ir para trás e para frente”, como os de uma pessoa tocando um violino.

Muita pressão nos dentes ajuda a desgastar o esmalte, que funciona como um escudo protetor dos dentes. E se ele se desgasta precocemente, você pode começar a sentir, por exemplo, sensibilidade nos dentes.

Passo 5: distribua a escovação de forma uniforme

Por mais que a escova elétrica dental faça a maior parte do trabalho de escovação, é você quem faz ela chegar nos lugares certos. Por isso, assim como na hora de escovar com uma escova manual, preste atenção e evite se distrair.

Além disso, distribua a escovação, sem deixar dentes esquecidos

Passo 6: escove a língua

Depois da escovação, não esqueça de passar a escova de dente elétrica na língua. Isso porque ela pode acumular bactérias, que levam ao mau hálito. Ou seja, mantê-la sempre higienizada é importante para sua saúde bucal.

Passo 7: enxágue a boca

Por fim, faça o enxágue correto, removendo a espuma da pasta de dente. Afinal, a sujeira vai junto para o ralinho da pia. Lembre-se: quanto mais tempo as impurezas ficam na boca, maiores as chances de problemas bucais.

 

Quais são os benefícios da escova de dente elétrica?

Ótima pergunta. Na verdade, as escovas elétricas são muito recomendadas pelos dentistas porque elas eliminam mais placa bacteriana dos dentes, e em menos tempo do que escovas de dentes manuais.

Além disso, você tem um cuidado profissional em casa, além de diferentes recursos (como o sensor de pressão e os movimentos) que as escovas manuais não têm. Outro ponto é que você pode usar diferentes refis para diferentes necessidades, como o clareamento dental ou o cuidado maior com a sua gengiva.

Sem contar que as escovas elétricas são, por si só, um conjunto de muita tecnologia e inovação.

 

Qual das duas é melhor: a escova de dente elétrica ou manual?

Uma resposta sincera para você é: depende. Isso porque cada uma tem vantagens muito próprias. Enquanto a escova elétrica é reconhecida por remover mais placa bacteriana, você pode pensar que a escova manual tem preço mais acessível.

Ou seja, a resposta depende da sua necessidade e expectativa. Mas o fato é que as escovas de dente elétrica proporcionam uma sensação profissional de limpeza, muita praticidade e toda uma nova experiência de escovação.

Infográfico com as vantagens da escova elétrica e da manual

Dúvidas frequentes sobre escova de dente giratória

Quanto tempo dura uma escova de dente giratória?

A escova giratória, assim como a de tecnologia sônica, tem vida útil longa, dependendo do seu uso. Por isso até você pode (e deve) trocar as cabeças a cada três meses, com a possibilidade ainda de escolher o refil de acordo com as suas necessidades.

Qual a diferença entre escova de dente giratória e sônica?

A diferença entre uma escova de dente elétrica giratória e a escova sônica está no movimento e velocidade das cerdas. A primeira move as cerdas em sentido giratório, enquanto a segunda faz até 62.000 movimentos por minuto para frente e para trás, no caso da Philips Colgate SonicPro 50, 70 e Kids.

A escova de dente giratória também elimina a placa bacteriana?

Sim, a escova de dente rotativa consegue eliminar a placa bacteriana, assim como a escova elétrica sônica.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.