O tórus mandibular é um crescimento ósseo que se desenvolve na mandíbula, abaixo e ao lado da língua.
Ou seja, geralmente parece como um osso embaixo da língua. Embora não seja um problema tão conhecido como outros que afetam a saúde bucal, pode trazer muito desconforto para quem sofre com essa condição.
Por isso, é importante saber o que é um tórus e quais são seus sintomas. Veja neste conteúdo as três causas e tudo o que você precisa saber sobre essa condição incomum.
3 causas do tórus mandibular
Assim como a ATM, o tórus mandibular também tem várias causas. Aliás, você pode desenvolver esse problema ao longo da vida, ou nascer com ele.
Mesmo assim, existem algumas causas mais comuns para o tórus maxilar e bucal.
Oclusão intensa
A oclusão é o nome dado ao movimento de encaixe dos dentes superiores com os inferiores. Quando uma pessoa morde com muita força, pode causar problemas, como o tórus mandibular.
É lógico que isso não acontece da noite para o dia. O tórus mandibular acontece quando existe uma intensidade maior durante muito tempo.
Por isso, é muito importante ter atenção na hora de mastigar alimentos, por exemplo. Faça com calma, para se proteger do tórus na boca.
Bruxismo
Quando um adulto desenvolve o tórus mandibular, geralmente está associado com o bruxismo. Esse problema, por sua vez, é ligado ao movimento da mandíbula e à força exercida na região.
O bruxismo é um transtorno em que uma pessoa range ou aperta os dentes, geralmente durante o sono. Como não consegue controlar esse problema, ele pode levar a problemas na região.
Esse hábito nocivo pode trazer como consequência o tórus maxilar, que se torna uma sequela do problema.