Você ainda tem dúvidas com relação aos selantes dentais? Conheça um pouco mais sobre esse procedimento e discuta com o seu dentista sobre a indicação ou não do selante em seu filho.
O que é um selante dentário?
O selante dentário é uma barreira protetora aplicada nos dentes das crianças para impedir a presença de alimentos e bactérias que resultam em cárie. De acordo com a Associação Americana da Odontologia Pediátrica (AAPD), "a aplicação de selantes em crianças e adolescentes demonstrou redução na incidência de cárie em 86% após um ano e em 58% após quatro anos". Os selantes usados em conjunto com uma rotina abrangente de cuidados bucais que inclui escovação apropriada, uso de fio dental, tratamentos com flúor e uma dieta saudável ajudarão a manter a saúde bucal. Embora a escovação e o uso do fio dental sejam componentes críticos de qualquer rotina de saúde bucal, os selantes fornecem proteção adicional para os dentes com sulcos profundo contra a cáries.
Quai s dentes devem ser selados e quando?
A quantidade de dentes que poderá receber o procedimento depende da avaliação do dentista, que leva em consideração principalmente o risco de cárie. A Associação Dentária Americana (ADA) recomenda a selagem dos dentes primários de mordida, que são os molares, aos 6 e 12 anos. Entretanto, todos os dentes são suscetíveis a cárie.
Quem aplica os selantes dentários?
Os selantes são aplicados durante a ida ao consultório, por um dentista.Antes da aplicação, os dentes deverão ser apropriadamente limpos e examinados. O dente é secado, aplica-se um ácido específico, que é lavado e o dente novamente seco. A seguir, o material resinoso (selante propriamente dito) é aplicado na superfície de mordida (oclusal) do dente e submetido a uma luz especial ultravioleta para endurecer (polimerizar) o selante . Esse procedimento é geralmente rápido e indolor.