Você precisa de um tratamento de canal para salvar um dente? O tratamento de canal dói? Não precisa ter medo desse procedimento. Com a ajuda de medicamentos anestésicos, você não vai sentir nenhuma dor intensa. Após o tratamento, é preciso cuidar bem da boca. Talvez você sinta algum desconforto pós-procedimento, mas nada que um analgésico não possa aliviar. Esqueça o medo e a preocupação e concentre-se em melhorar sua saúde bucal.
O tratamento de canal resolve a dor?
O tratamento de canal é feito para salvar o dente. Nos Estados Unidos, esse procedimento salva cerca de 24 milhões de dentes todos os anos. Se a polpa (tecido mole que contém os vasos sanguíneos e nervos do dente) for infectada ou danificada, um procedimento de canal é realizado para removê-la. A necessidade do tratamento de canal geralmente é mais dolorosa do que passar pelo procedimento em si. Os sinais de polpa infeccionada incluem inchaço, sensibilidade e dor ao morder ou pressionar o dente.
Depois que o tecido afetado é removido pelo endodontista, um dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento da polpa do dente, você não precisa se preocupar com a dor e o desconforto decorrentes da polpa infeccionada ou com a piora da infecção. Se não tiver lesões ou outros problemas dentários, você provavelmente conseguirá manter o dente natural pelo resto da vida. A polpa afetada é substituída por um material semelhante à borracha, chamado guta-percha. Após a conclusão do procedimento, geralmente depois de uma ou duas consultas, você pode ir ao dentista para restaurar o dente com uma coroa ou obturação. Você conseguirá retomar seus hábitos bucais diários, como mastigar, sorrir, escovar os dentes e usar fio dental.
Anestesia e medicação
De acordo com a Associação Americana de Endodontistas, a maioria dos pacientes sente pouca ou nenhuma dor durante o procedimento de canal radicular. Antes de iniciar o procedimento, o dente e a área circundante são anestesiados para evitar a sensação de dor. Você poderá sentir dor e sensibilidade por alguns dias depois do tratamento. O endodontista deve prescrever um analgésico para aliviar qualquer desconforto temporário. Não é normal a dor não desaparecer após alguns dias ou retornar meses ou até anos depois do tratamento - isso pode ser sinal de uma nova infecção. Se isso acontecer, informe o dentista imediatamente.
O tratamento de canal dói? Com anestesia local, o procedimento em si não é doloroso. A necessidade do tratamento de canal, no entanto, pode causar algum desconforto. Embora a ideia de ter que fazer um tratamento de canal possa deixá-lo nervoso, o tratamento em si é a solução para um problema. Depois de tratar o dente, cuide bem do seu sorriso com escovação e uso do fio dental diários e não deixe de consultar o dentista regularmente.