O tratamento de canal dói? Uma pergunta simples com uma resposta complexa

Mulher dentro do consultório do dentista

Você precisa de um tratamento de canal para salvar um dente? O tratamento de canal dói? Não precisa ter medo desse procedimento. Com a ajuda de medicamentos anestésicos, você não vai sentir nenhuma dor intensa. Após o tratamento, é preciso cuidar bem da boca. Talvez você sinta algum desconforto pós-procedimento, mas nada que um analgésico não possa aliviar. Esqueça o medo e a preocupação e concentre-se em melhorar sua saúde bucal.

O tratamento de canal resolve a dor?

O tratamento de canal é feito para salvar o dente. Nos Estados Unidos, esse procedimento salva cerca de 24 milhões de dentes todos os anos. Se a polpa (tecido mole que contém os vasos sanguíneos e nervos do dente) for infectada ou danificada, um procedimento de canal é realizado para removê-la. A necessidade do tratamento de canal geralmente é mais dolorosa do que passar pelo procedimento em si. Os sinais de polpa infeccionada incluem inchaço, sensibilidade e dor ao morder ou pressionar o dente.

Depois que o tecido afetado é removido pelo endodontista, um dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento da polpa do dente, você não precisa se preocupar com a dor e o desconforto decorrentes da polpa infeccionada ou com a piora da infecção. Se não tiver lesões ou outros problemas dentários, você provavelmente conseguirá manter o dente natural pelo resto da vida. A polpa afetada é substituída por um material semelhante à borracha, chamado guta-percha. Após a conclusão do procedimento, geralmente depois de uma ou duas consultas, você pode ir ao dentista para restaurar o dente com uma coroa ou obturação. Você conseguirá retomar seus hábitos bucais diários, como mastigar, sorrir, escovar os dentes e usar fio dental.

Anestesia e medicação

De acordo com a Associação Americana de Endodontistas, a maioria dos pacientes sente pouca ou nenhuma dor durante o procedimento de canal radicular. Antes de iniciar o procedimento, o dente e a área circundante são anestesiados para evitar a sensação de dor. Você poderá sentir dor e sensibilidade por alguns dias depois do tratamento. O endodontista deve prescrever um analgésico para aliviar qualquer desconforto temporário. Não é normal a dor não desaparecer após alguns dias ou retornar meses ou até anos depois do tratamento - isso pode ser sinal de uma nova infecção. Se isso acontecer, informe o dentista imediatamente.

O tratamento de canal dói? Com anestesia local, o procedimento em si não é doloroso. A necessidade do tratamento de canal, no entanto, pode causar algum desconforto. Embora a ideia de ter que fazer um tratamento de canal possa deixá-lo nervoso, o tratamento em si é a solução para um problema. Depois de tratar o dente, cuide bem do seu sorriso com escovação e uso do fio dental diários e não deixe de consultar o dentista regularmente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas de cuidados após um TRATAMENTO DE CANAL

Dentes tratados e restaurados podem durar uma vida com os devidos cuidados. Os tratamentos de canal possuem altas taxas de sucesso. Veja algumas formas de cuidar dos seus dentes após um tratamento de canal:

  • Pratique boa higiene bucal – Escove os dentes três vezes por dia e utilize o fio dental no mínimo uma vez. Cuidar dos seus dentes pode ajudar a prevenir problemas futuros.

  • Visite o dentista regularmente – Limpezas e exames por dentistas.

  • Evite mastigar alimentos duros – Mastigar elementos duros como gelo pode fazer com que os dentes quebrem e danifiquem os canais de raízes.