Boca de mulher mostrando os dentes com tártaro
Badge field

O que é tártaro e como prevenir?

Published date field

Se você já se deparou com um material duro de cor esbranquiçada ou amarelada em seus dentes ao se olhar no espelho, você já sabe o que é tártaro.

Esse material fica acumulado bem perto da gengiva e nos espaços entre os dentes e dá a eles um aspecto sujo, além de contribuir para o surgimento do temido mau hálito.

Quer aprender a prevenir o tártaro nos dentes e manter a saúde bucal em dia? Veja aqui 4 medidas que vão auxiliar nos cuidados com a sua saúde da sua boca.

Boa leitura!
 

Você sabe o que é tártaro?

O tártaro, também chamado de cálculo dental, nada mais é do que a placa bacteriana que não foi removida e se solidificou.

Ao longo do tempo, a placa não retirada se transforma em um material duro e com coloração esbranquiçada (ou amarelada), que pode se formar em diferentes partes da boca, como atrás dos dentes e também no espaço entre eles.
 

Em alguns casos, o tártaro também surge na linha abaixo da gengiva, onde não conseguimos ver. Nesse caso, ele é chamado de tártaro subgengival.
 

Mas como saber se tenho tártaro dental? Aí vão dois pontos importantes para prestar atenção no dia a dia:
 

  • não escova os dentes logo após as refeições? Então fique atento(a)! Você provavelmente possui dentes com tártaro. Depois de comer, restos de alimentos se depositam sobre o esmalte dentário, formando a placa bacteriana, que pode ser facilmente removida com a escovação;

  • já passou a língua nos dentes e sentiu que eles estavam ásperos, principalmente nos espaços existentes entre eles ou na borda da gengiva? Se a resposta for sim, é provável que você esteja com tártaro no dente.
     

Vale lembrar que consultas periódicas ao dentista são importantes, pois somente um(a) profissional tem o conhecimento adequado para fazer o tratamento correto e cuidar bem de sua saúde bucal.

Ou seja, não tente remover o tártaro em casa, ok?

 Infográfico ensinando como escovar os dentes

Tratamentos para remoção do tártaro

Se você notar que está com tártaro dentário, não fique com vergonha, por exemplo. Esse é um problema que afeta diversas pessoas. E a boa notícia é que existe tratamento, ou melhor, tratamentos para isso! 

Veja 3 deles abaixo:
 

  1. Raspagem: é um dos procedimentos mais simples e eficientes para a limpeza de dentes com tártaros. É feito de forma manual, e o especialista retira o material usando equipamentos apropriados, como curetas e raspadores. Após o tratamento, é importante que o paciente adote cuidados bucais, para que a formação de novas placas bacterianas seja evitada.

  2. Laser: elimina as placas de tártaro, especialmente na área da gengiva e dos dentes, que ficam mais limpos, evitando possíveis danos à boca. É um tratamento satisfatório, eficiente, e que costuma trazer resultados positivos.

  3. Sistema Vector: é parecido com o raspador ultrassônico, e também um grande aliado dos dentistas para a retirada do cálculo dental. É importante pontuar que esse aparelho é uma ótima opção para aquelas pessoas que sentem muita dor, sensibilidade ou desconforto.
     

Para evitar que os tártaros no dente aumentem cada vez mais, é necessário fazer uma visita ao seu dentista de seis em seis meses.

 

4 maneiras de prevenir o tártaro nos dentes

Você não precisa esperar que o tártaro apareça e cause problemas ainda maiores à saúde bucal. E se estiver se perguntando como evitar tártaro nos seus dentes, saiba que existem hábitos diários que podem te ajudar. 

Veja 4 deles a seguir:
 

1. Escove os dentes após as refeições

Escovar os dentes após as refeições precisa se tornar um hábito em sua rotina. Não se esqueça!

 

 Infográfico ensinando como escovar os dentes

A escovação remove os resíduos alimentares, que ficam depositados em nossos dentes e gengiva, e impede a formação da placa bacteriana. Sem uma limpeza adequada, com o tempo, essas bactérias deixarão seu dente com tártaro.

2. Use fio dental diariamente

Há espaços que a escova de dentes não alcança, por isso, é necessário usar o fio dental todos os dias. Ele te ajudará na retirada de resíduos alimentares.

Evite que esses restos de comida endureçam e atrapalhem seu sorriso. Use o fio dental diariamente!

 

3. Invista na alimentação saudável

A hidratação é extremamente importante em nosso dia a dia. Além de possuir diversos benefícios para o seu corpo, ao entrar em contato com os seus dentes, a água elimina partículas de alimentos que formam a placa bacteriana e o tártaro.

Além disso, busque uma alimentação saudável, reduzindo o consumo de alimentos ricos em açúcar. 

O excesso de doces contribui para o crescimento de bactérias na boca. Escolha uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos ricos em fibras, como maçã, cenoura, melancia e pera.

4. Escolha bons produtos de higiene bucal

Não se esqueça que você está investindo em sua saúde bucal! Escolher uma pasta de dente com fórmula superior é uma ótima solução para evitar a formação do tártaro.

O melhor cuidado com a sua boca sempre será a prevenção, e é claro que a linha de Colgate Total 12 pode te ajudar nessa jornada. Colgate Total 12 te auxilia a prevenir os principais causadores de problemas bucais: as bactérias.

São 12 horas de defesa ativa contra bactérias, com fórmula rica em zinco que garante uma boca sempre saudável!

 

Dúvidas frequentes sobre tártaro

O tártaro nos dentes pode evoluir para problemas mais graves?

Sim! O tártaro nos dentes pode evoluir para problemas mais graves, como periodontite, retração gengival, problemas cardíacos, problemas no pulmão, mau hálito, e comprometimento da estética do sorriso.

Que cuidados devem ser tomados após a limpeza do tártaro?

Após a remoção do tártaro de seus dentes e gengiva, sua higiene e hábitos bucais devem ser reforçados. O uso do fio dental e a escovação depois de cada refeição devem ser feitos diariamente.

Quais as causas do tártaro preto?

Geralmente, a cor preta é causada por bebidas escuras, como café, vinho e chá, mas também pode ser uma consequência do tabagismo. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana aliado a falta de cuidados bucais podem deixar o tártaro preto.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.