mulher de cabelos longos e escuros, grávida, está sentada, vestindo calça e blusinha branca e segura um copo com água em uma das mãos.
Badge field

Dor de dente na gravidez: conheça os sintomas e veja como aliviar

Published date field

A dor de dente na gravidez pode ter diferentes causas, como a alteração hormonal.

É comum que as futuras mamães tenham dúvida de se a dor de dente na gravidez prejudica o bebê. A resposta é que não, desde haja o acompanhamento com um(a) dentista e se tome todos os cuidados para a preservação da saúde bucal.

Esse é o tema deste conteúdo, em que você vai ver também:

  • causas de dor de dente na gravidez;

  • sintomas relacionados com a dor de dente na gestação;

  • dicas para aliviar a dor;

  • os cuidados necessários para evitar o incômodo.

Boa leitura!
 

Mas afinal, o que causa dor de dente durante a gravidez?

É normal sentir dor de dente na gravidez, pois é um momento em que o corpo da mulher passa por muitas alterações hormonais.

Porém, algumas doenças causadoras desse incômodo, como a gengivite e a periodontite, podem (e devem) ser evitadas.
 

E quais são os sintomas?

Eles são semelhantes aos de dor de dente em situações em que a mulher não está grávida, como:

  • ingerir alimentos quentes ou frios;

  • ter inchaço e vermelhidão na gengiva;

  • sangramento na gengiva.

Portanto, há diferentes sintomas e que vão variar de acordo com a causa da dor.

Conheça 3 dicas para aliviar a dor

Algumas ações do cotidiano podem auxiliar na redução do incômodo causado pela dor de dente, por esse motivo, na sequência serão apresentadas 3 dicas para ajudar com a dor:

Aposte no bochecho

O bochecho é um excelente remédio para dor de dente caseiro na gravidez, podendo ser realizado com água morna e sal ou com um enxaguante bucal liberado para o uso durante a gestação.

Use creme dental para sensibilidade

O uso de creme dental para dentes e gengivas sensíveis pode auxiliar nesse momento. Pastas de dente especializadas, como as de Colgate Sensitive Pro-Alívio, criam uma barreira extra de proteção. E isso ajuda a diminuir a sensibilidade e a dor durante o consumo de alimentos frios e quentes, por exemplo.

Gelo ou compressa fria são aliados

Durante a gestação é comum que o(a) ginecologista recomende que seja evitado o uso de algumas medicações, por esse motivo usar gelo ou compressa fria como analgésico pode ser uma saída para ajudar a aliviar a dor, sem medicamentos.
 

Cuidados para evitar a dor de dente durante a gravidez

Durante o período gestacional é necessário redobrar os cuidados com a saúde bucal, considerando que é um período em que o corpo da mulher passa por muitas mudanças hormonais e alteração do fluxo sanguíneo para que o bebê seja gerado:

Atenção ao uso de medicação

Durante a gravidez, consulte o(a) médico(a) do pré-natal antes de ingerir qualquer medicamento. Afinal, alguns remédios não podem ser usados durante a gestação, com risco de prejudicar o bebê.

Mantenha tratamento dentário durante a gravidez

Sim, a mulher grávida pode fazer tratamentos dentários, principalmente os preventivos, como as limpezas regulares.

Visite o(a) dentista

Marque consulta com o(a) dentista logo no iníco da gravidez. Assim, você poderá fazer tratamentos preventivos e terá o tempo a seu favor no caso dos mais invasivos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cuidados com a saúde bucal durante a gestação?

 

Dúvidas frequentes sobre dor de dente na gravidez

Qual remédio gestante pode tomar para dor de dente?

Normalmente, as gestantes podem tomar paracetamol para aliviar a dor, porém nenhum medicamento deve ser ingerido sem orientação médica nesse período.

É normal a grávida sentir dor nos dentes?

Sim, é normal, pois é um período em que os dentes e a gengiva ficam mais sensíveis por conta das alterações hormonais e por esse motivo pode ocorrer episódios de dores.

Pode extrair dente durante a gravidez?

Sim, a gestante pode extrair dente durante a gravidez, porém é recomendado esperar passar o primeiro trimestre e também ter o aval do(a) médico(a) que acompanha o pré-natal e tem todo o histórico da paciente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.