Ensinando aos adolescentes a higiene bucal apropriada

É inegável que o tempo, inclusive para os adolescentes, têm ficado cada vez mais escasso, portanto uma rotina de higiene bucal prática e eficiente tem assumido o protagonismo nesse cenário. Quando estão atrasados para a escola, às vezes não há tempo para escovar os dentes da maneira adequada. Mas como pais, é dever garantir que os filhos pratiquem boas práticas de higiene bucals. Ao transformar a higiene bucal como parte de uma rotina diária simples, podemos ajudar os adolescentes a incorporar a escovação e uso de fio dental em suas rotinas diárias.

Usar produtos para adolescentes

Um dos motivos pelos quais os adolescentes podem se descuidar dos cuidados bucais é o fato de que a maioria dos produtos de higiene bucal não está exatamente ajustada para gosto dessa população. Sabores fortes podem deixar os adolescentes menos entusiasmados na hora dos cuidados bucais diários. E é aqui que os produtos orientados para os jovens podem realmente ser úteis. Ao apelarmos para os gostos e estilo dos adolescentes, é mais fácil persuadi-los a entrar na rotina diária de cuidados. Confira produtos como Colgate® Plax Soft Mint, que tem um sabor que pode agradar mais esses jovens.

Limitar o consumo de refrigerantes e doces

Os adolescentes muitas vezes seguem uma dieta uma dieta rica em refrigerantes, batatas fritas e doces, mas esse tipos de delícias pode causar estragos nos dentes. A dieta rica em açúcar promove o desenvolvimento de bactérias e cárie. Com a preparação de refeições mais sadias e sucos feitos na hora,os adolescentes poderão diminuir sua procura por alimentos açucarados. Mantenha disponíveis garrafas de água, vegetais picados, biscoitos integrais e outras gostosuras sem açúcar para beliscar.

Apelo à confiança

É notória a preocupação dos adolescentes com a aparência, de modo que apelar para a imagem pode ser um meio de encorajar os adolescentes a melhorarem seus hábitos de higiene bucal. Dar um toque gentilmente aos adolescentes de que uma rotina de cuidados bucais relaxada poderá resultar em dentes amarelados e mau hálito os ajudará a lembrar de que a importância da escovação é mais do que apenas ficarem livres de cárie. Se uma adolescente for consciente de si mesma e de seu sorriso, cremes dentais com branqueadores poderão aumentar a confiança e contribuir para um hábito saudávelde higiene bucal.

Embora os adolescentes possam estar constantemente sendo escravos do tempo, fugir dos cuidados bucais regulares para ficar alguns minutos a mais na cama pela manhã pode levar a consequências graves. Tornar a higiene bucal simples, rápida e personalizada poderá inspirar o adolescente a escovar os dentes regularmente – e talvez até a chegar à escola no horário.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Ocorrências comuns de cuidados bucais para ADOLESCENTES

No decorrer do crescimento dos adolescentes, eles enfrentam determinadas questões dentais, como a colocação de aparelho ou remoção do dente do siso. Muitos desses procedimentos são parte normal da vida, enquanto outros são etapas proativas para ajudar a garantir saúde bucal para o resto da vida.

A seguir, encontram-se alguns bons tópicos para discutir com os adolescentes:

  • Causas do mau hálito - Mau hálito ou halitose geralmente é causado por bactérias formadas na língua. Em diversos casos, uma simples mudança nos hábitos de higiene bucal pode amenizar o problema, começando com uma boa higiene bucal, escovação da língua e visitas regulares ao dentista.

  • Opções de branqueamento – O branqueamento pode ser feito com cremes dentais branqueadores, enxaguatórios bucais e escovas de dente. O dentista também oferece opções de tratamento de branqueamento que são feitas no consultório e em casa.

  • Utilização do tabaco – Produtos de tabaco contêm toxinas que podem causar sérios tipos de câncer, gengivite, mau hálito, descoloração do dente e senso diminuído de cheiros. É mais fácil parar com o hábito de fumar cedo do que mais tarde.

  • Piercings orais – Piercings orais podem ter efeitos adversos na saúde de sua língua, lábios, bochechas e úvula. Problemas orais associados com joias engolidas/aspiradas, danos à fala, dentes fraturados e recessão da gengiva podem ocorrer.

Está tudo mudando? Não se esqueça de cuidar de seus dentes.

Muitas mudanças ocorrem durante a adolescência, mas isso não significa que seus dentes devem sofrer. Tenha uma boa higiene bucal usando um de nossos produtos apropriados para adolescentes.