Quatro maneiras de manter uma boa higiene dental à medida que você envelhece

Bons hábitos de higiene bucal e cuidados dentais são importantes em qualquer idade. Mas à medida que você envelhece, você pode se perguntar se sua rotina dental precisa de alguns ajustes, ou se certas mudanças na sua vida também causaram mudanças em sua boca. Se você tem todos os seus dentes originais, alguns deles ou um conjunto completo de prótese dentária, os cuidados intensos com sua boca são tão importantes quando você está mais velho quanto como era importante quando você era criança.

O flúor continua sendo importante

O flúor não é só para crianças. Mesmo que você esteja com mais de 50 anos, ainda é importante proteger a superfície de seus dentes e evitar a cárie. Indivíduos mais velhos têm um risco aumentado de terem cárie tornando-se duplamente importante a utilização do flúor como parte da rotina diária. Ao escovar os dentes – três vezes por dia - use creme dental com flúor como a Colgate® Máxima Proteção Anticáries mais NeutrAçúcar. Beber água fluoretada também pode ajudá-lo a se defender da cárie dentária à medida que você envelhece. Se você está particularmente preocupado com a cárie ou já possui alguns dentes cariados, seu dentista pode sugerir um tratamento com flúor no consultório para um nível adicional de proteção.

Cuidado com a boca seca

Embora envelhecer não signifique necessariamente a probabilidade de boca seca, certas características do envelhecimento, como medicamentos mais regulares ou uma condição crônica, podem aumentar o risco da boca seca - juntamente com cárie. A boca seca também pode afetar o ajuste de suas próteses dentárias muitas vezes causando atrito entre as dentaduras e a gengiva.

Se você sofre de boca seca, há algumas melhorias que você pode fazer em relação à sua higiene dental para reduzir os sintomas. Você pode usar um enxaguante ou spray bucal hidratante ou mascar chicletes sem açúcar, para estimular a produção de saliva. Outra opção é utilizar saliva artificial, que seu dentista poderá recomendar para você.

Você também pode consultar seu médico ou dentista se sua medicação estiver causando a boca seca. O ajuste da dose ou a tentativa de um novo medicamento pode ajudar a aliviar alguns sintomas.

Cuidados com suas próteses dentárias

Se você pertence ao grupo de usuários de prótese, ainda é importante cuidar delas da mesma forma como você cuidaria dos dentes naturais. Use creme dental e limpe-as diariamente. Você também deve escovar a gengiva e a língua com uma escova macia para remover bactérias e partículas de alimentos da boca. Se você possui próteses parciais, use o fio dental entre os implantes antes de colocar a prótese de volta. Seu dentista pode fornecer instruções específicas de como cuidar de suas próteses para que elas durem o máximo possível.

Não se esqueça da doença gengival

Se você possui dentes naturais ou não, a gengivite ainda é uma preocupação entre indivíduos mais velhos. Um estudo publicado no Journal of Dental Research, importante jornal científico, descobriu que quase 64% dos adultos com mais de 65 anos de idade teve periodontite severa ou moderada entre 2009 e 2010. Apesar de comum, a gengivite não precisa ser sinônimo de envelhecer. Manter uma boa higiene dental e ir ao dentista regularmente o ajudará a evitar ou tratar da gengivite o mais brevemente possível.

Um sorriso saudável cai bem em qualquer idade. Manter bons hábitos de higiene, consultar o dentista regularmente e fazer alterações na sua rotina de acordo com a mudança do seu corpo, vai ajudá-lo a manter uma ótima aparência do seu sorriso por a vida toda.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns para ADULTOS COM MAIS DE 55 ANOS

  • Gengivite
    Essa condição potencialmente séria ocorre quando os tecidos da gengiva próximos aos dentes se tornam infectados devido à construção de placa nos dentes e gengiva. A gengivite é a primeira etapa da doença periodontal e é reconhecida por gengivas inchada, vermelha ou sangrando. A doença periodontal é uma preocupação para adultos mais velhos por diversas razões, incluindo a construção de placa nos dentes e gengiva pelo não desenvolvimento de hábitos de cuidados de saúde bucal adequados previamente.

  • Cárie nos dentes ou na raiz
    Mesmo com mais de 55 anos, adultos ainda podem desenvolver cárie nos dentes ou nas raízes se a recessão da gengiva ocorrer. É importante para adultos mais velhos limpar de forma eficiente a gengiva, os dentes e as superfícies expostas de raízes para remoção de placa dental e restos de alimentos.

  • Dentes sensíveis
    Em determinado momento, todos nós já tomamos um bom e frio copo de água, somente para fazer uma careta mediante a sensação precisa de formigamento em nossos dentes. Diversos fatores causam a sensibilidade dentária, incluindo escovar muito agressivamente com uma escova de cerdas duras, desgaste do esmalte do dente ou dentes trincados ou fraturados.

Ajude sua boca a envelhecer com elegância

Cuidar de sua boca ainda é essencial. Experimente um de nossos produtos para ajudar a manter os sorrisos saudáveis em qualquer idade.