Bebê sorrindo sentado em uma cama
Badge field

Criança com dente de chupeta? Veja 6 implicações e como mudar o mau hábito

Published date field

Os bebês podem amar chupetas porque ela alivia o incômodo da dentição. Mas o excesso, por sua vez, pode causar problemas dentários, como o dente de chupeta, que leva a uma formação inadequada dos dentes da criança. 

Além do possível resultado de que o dente de quem chupa chupeta que é entortado, podem surgir mais consequências. Por isso, sempre tire suas dúvidas com o(a) odontopediatra.

Neste conteúdo, você vai ver as 6 implicações do uso inadequado da chupeta e como ajudar a criança a se livrar do mau hábito.

Boa leitura! 

Dente de chupeta: 6 possíveis efeitos a longo prazo

De maneira geral, usar chupeta a longo prazo afeta o desenvolvimento da boca e o alinhamento dos dentes, já na primeira dentição

Interfere na amamentação

A prática de chupar bico é uma das principais responsáveis por levar ao desmame precoce do bebê, sendo um risco para a amamentação.  

Além de contribuir para deixar os dentes tortos, o uso excessivo do bico da chupeta faz com que o bebê tenha dificuldades em se alimentar.     

Prejudica a fala, mastigação e respiração

O uso do bico em exagero atrapalha o desenvolvimento da fala, mastigação e respiração da criança. Isso vale para chupeta ou dedo, pois o que importa é o movimento de sucção contínuo, que pode levar a má formação da boca e dos dentes. 

O dente de quem usa bico por muito tempo pode ter uma má formação, que interfere na forma como a criança fala algumas palavras. Fique atento com a troca de letras depois dos 4 anos, ou se ela já tem mais de dois anos e ainda não consegue falar. 

Altera o formato da boca e da tonicidade

Além de saber que a chupeta entorta os dentes, saiba que ela pode mudar o formato da boca e a tonicidade da criança. 

Lábios flácidos, encurtados, queixo enrugado e bochechas caídas também são algumas das consequências da chupeta na formação da boca.  

Faz os ossos do rosto se desenvolverem sem harmonia

Os ossos do rosto não se desenvolvem corretamente, quando há uso excessivo do bico. Tanto os da boca, quanto do nariz e bochechas são influenciados por esse uso prolongado. 

Leva à formação de mordida aberta, mordida cruzada e dentes saltados para frente

O desenvolvimento inadequado do dente de criança que chupa chupeta, leva aos dentes saltados para fora e uma formação errada da mordida.

Essas questões, por sua vez, podem causar outros problemas, como bruxismo e dor de cabeça crônica. 

Causa respiração bucal

Chupar bico também pode causar respiração bucal, que é o ato da criança passar a respirar principalmente pela boca. O uso longo leva a alterações na estrutura dos ossos do nariz, causando dificuldade na hora da respiração. 

 

Como evitar problemas de alinhamento ou maloclusão pelo uso de chupeta

Uma das principais formas de evitar o dente de bico e seus problemas é “desmamar” o bebê da chupeta aos dois anos de idade. Isso ajuda a evitar os riscos de problemas de alinhamento e maloclusão na criança. 

A chupeta tem influência positiva em crianças entre 1 a 6 meses, diminuindo o risco de síndrome da morte súbita infantil. Mas a introdução do bico em crianças de menos de um mês pode interferir na amamentação. 

Outro grave problema relacionado ao uso da chupeta são os riscos de infecções de ouvido em bebês com mais de seis meses. 

Depois dos dois anos de idade, alguns efeitos podem ser observados, como o dente de chupeta. No entanto, as maiores mudanças aparecem em crianças com mais de quatro anos. 

Por isso, é importante que você leve seu bebê periodicamente ao dentista. Esse profissional vai indicar o caminho para o uso adequado da chupeta, apenas no período ideal, assim como te explicar a forma de realizar o desmame. 

 

 Eliminando o hábito de chupar bico de chupeta

A melhor forma de tirar a chupeta é por meio de incentivo e elogios. Estas são as ferramentas para fazer com que a criança abandone o hábito de chupar chupeta.

Ofereça uma recompensa, como uma estrelinha ou um prêmio que não seja um doce, para cada noite que ele dormir sem chupeta. 

Se ela costuma usar a chupeta quando está ansiosa, evite ao máximo as situações estressantes no processo de desmame e dê a ele muito carinho, abraços e conforto.

Mais importante ainda: não castigue ou repreenda o seu(sua) filho(a) por usar chupeta. Isso pode incentivá-lo(a) a usar ainda mais para lidar com a repressão. 

Desde que o uso do bico não dure muito tempo, tenha certeza de que não há risco de seu filho desenvolver o dente de chupeta e outros problemas dentários.

Lembre-se sempre: os dentistas indicam que o uso da chupeta se inicie após 1 mês de idade, quando a amamentação estiver bem estabelecida, e que vá até, no máximo, 2 anos de idade.

Você pode deixar seu bebê aproveitar a chupeta no tempo adequado, com a consciência limpa e a certeza que não terá uma criança com dente torto no futuro.

Continue cuidando dos dentes do seu bebê normalmente, limpando-os duas vezes ao dia com um creme dental especialmente formulado para bebês.

Nessa missão, conte com  Colgate Zero Kids Essa pasta de dente feita especialmente para bebês entre 3 e 24 meses de idade, vai garantir a limpeza e a proteção dos dentes do seu(sua) filho(a).

 

Dúvidas frequentes sobre dente de chupeta

Chupeta ou dedo, qual é menos prejudicial para o bebê?

A chupeta é menos prejudicial para o bebê do que o dedo. Na hora de eliminar o hábito de chupar, é mais fácil controlar o uso de chupetas do que evitar a sucção de dedos. Lembre-se que chupeta ou dedo em excesso podem causar problemas dentários.

A criança que chupa chupeta tem maior probabilidade de ter cárie?

Sim, chupar bico pode causar mais cáries nas crianças. Isso porque ela pode acumular restos de alimentos e microorganismos, que levam a cárie. Por isso, é importante sempre manter a chupeta limpa. 

Qual a melhor idade para tirar a chupeta do seu bebê?

O ideal é retirar a chupeta do bebê aos dois anos de idade. Nessa idade, os dentes já estão se desenvolvendo. Tirar nesse momento ajuda a evitar que haja uma má formação da arcada dentária, que pode levar ao dente de bico. 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.