Quando começa a dentição infantil nos bebês?

Mãe e bebê sorrindo na cama

A chegada do primeiro dente é um evento marcante no desenvolvimento dos bebês. Nunca é cedo demais para preparar seu bebê e você mesmo para os cuidados dentais e visitas ao dentista. Saber quando esperar o nascimento do primeiro dente ajudará a estabelecer as bases para que o seu filho desenvolva bons hábitos de higiene bucal.


Quando esperar a dentição do bebê

Quando começa a dentição dos bebês? Para a maioria dos bebês, a dentição começa por volta dos 4 a 7 meses de idade. O primeiro dente é geralmente um incisivo que surge na mandíbula, próximo ao centro da boca. O segundo dente geralmente irrompe ao lado do primeiro, pouco tempo depois.

É possível que seu bebê sinta-se incomodado por alguns dias antes do dente romper o tecido da gengiva. Existem alguns indícios de que o dente está a caminho:

  • Babar excessivamente.
  • Gengiva inchada e avermelhada.
  • Febre baixa.

WebMD recomenda que você ajude seu bebê nesse período difícil, oferecendo a ele um mordedor ou outro brinquedo feito especificamente para bebês no período de dentição. Você também pode massagear a gengiva do bebê e deixá-lo mastigar ou morder algum mordedor frio. Medicamentos específicos também podem ajudar, mas não deixe de consultar o pediatra primeiro.

Nos próximos anos, seu filho continuará desenvolvendo novos dentes. Os incisivos centrais superiores geralmente nascem em seguida. Os outros dentes irrompem um ou dois de cada vez, da frente para trás, terminando com os molares.

Preparando-se para a chegada do primeiro dente do bebê

É possível começar a se preparar para chegada dos dentes do bebê muito antes que ela ocorra. Você terá que cuidar da gengiva e dos dentes do bebê até que ele possa cumprir essa importante tarefa por si só. Fazer com que ele se acostume ao seu cuidado desde cedo será útil no futuro, quando você começar a usar uma escova de dente para evitar a cárie.

Inicie os hábitos de higiene bucal do seu filho limpando sua gengiva com um pano macio ou uma gaze. Quando os dentes começarem a nascer, use o pano ou a gaze para limpá-los também. Quando ele já tiver dentes suficientes na boca, você pode começar a usar uma escova de dente macia, feita especialmente para crianças. Faça questão de usar um creme dental infantil, que não contém flúor e é seguro se for ingerido. Pergunte ao dentista a quantidade adequada de creme dental para cada escovação; uma orientação geral é usar apenas uma quantidade do tamanho de uma ervilha.

A primeira visita ao dentista

A pergunta "Quando começa a dentição dos bebês?" geralmente é seguida por "Quando devo levar meu filho ao dentista?". Alguns dentistas preferem que a criança comece a ser atendida assim que os primeiros dentes nascem. De acordo com o WebMD, a primeira consulta odontológica de uma criança deve ocorrer antes que ela complete o primeiro ano de vida.

Além de acostumá-lo com os cuidados bucais, existem outras maneiras de preparar o bebê para a primeira consulta ao dentista:

  • Brincar de dentista em casa.
  • Assistir DVDs que abordem a odontologia de maneira infantil.
  • Ir ao consultório antes da primeira consulta para dar uma espiada no que acontece lá dentro.

Todas essas atividades ajudarão seu filho a se sentir mais à vontade com essa nova experiência. Aliviar a ansiedade e tirar dúvidas antecipadamente contribuirá para que as futuras experiências de atendimento odontológico sejam boas.

Cuidados bucais contínuos

À medida que seu filho cresce, você deve continuar a ajudá-lo a manter os dentes limpos e saudáveis até que ele seja capaz de assumir essa tarefa. Se ele parecer disposto, deixe que tente fazer isso sozinho. Há diversos itens de cuidados bucais adequados para crianças, que são mais fáceis para elas segurarem e manusearem. Esses itens contribuirão para o sucesso do seu filho desde o primeiro voo solo. Não deixe de fazer uma segunda escovação depois para garantir a limpeza dos dentes.

Ao se preparar para os primeiros dentes do bebê e ensiná-lo a como cuidar deles, você estabelecerá as bases para um sorriso brilhante e saudável. Ao ajudar seu filho a se preparar antecipadamente, também é provável que você torne a primeira visita ao dentista uma experiência agradável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.