Quando começam a nascer os dentes dos bebês?

criança brincando ao lado de casa

Quando nasce um bebê, as expectativas para o futuro são muitas. Como muitos pais de primeira viagem, você pode observar ansiosamente seu bebê e esperar que todos os marcos importantes ocorram no tempo esperado: dormir a noite toda, sorrir e rolar. Outro grande acontecimento que os pais esperam ansiosamente é o primeiro dente do bebê. A pergunta que não quer calar é "Quando começam a nascer os dentes dos bebês?"

Sinais da dentição

Irritabilidade, comportamento de morder, babar e perda de apetite são bons sinais de que os dentes do seu bebê estão nascendo. Seu pequeno também pode ter a gengiva inchada e um pouco de dificuldade para dormir. A Associação Americana de Odontologia (ADA) afirma que a febre e a diarreia não estão associadas ao nascimento dos dentes, e se o seu bebê tiver um desses sintomas, você deve entrar em contato com o pediatra. Lembre-se que o sistema imunológico de um bebê não está totalmente desenvolvido nesse estágio da vida. Os bebês colocam qualquer objeto que encontram pela frente na boca, esteja limpo ou sujo, então correm o risco de contaminar-se por bactérias ou vírus que causam doenças.

Ajudando a aliviar o desconforto

Se você tiver sorte, o nascimento dos dentes será uma fase tranquila para você e seu bebê. A Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) recomenda o que fazer e o que não fazer para aliviar os sinais de desconforto dos bebês. A Food and Drug Administration (FDA) divulgou um comunicado de segurança em 2011 que desaconselha o uso de géis e líquidos anestésicos tópicos por causa do risco de toxicidade para crianças de 2 anos ou menos. Outro remédio tradicional desaconselhado pela AAPD é dar ao bebê uma chupeta que foi mergulhada em açúcar ou mel.

Não se preocupe, existem vários remédios simples e eficazes que são recomendados. Tente dar ao seu bebê um anel de dentição limpo, um pano molhado ou uma chupeta frios. Mantenha uma reserva desses itens na geladeira para que você tenha sempre um pronto. Alimentos frios adequados para a idade, como picolés e frutas congeladas, funcionam bem, e uma massagem na gengiva dolorida faz com que o bebê se sinta melhor. Se seu anjinho estiver realmente passando por momentos difíceis, talvez você queira consultar o pediatra sobre o uso de um medicamento sem prescrição médica para bebês. O melhor conselho: Veja o que funciona melhor para o seu bebê.

Cronologia da dentição

Provavelmente, quando o bebê começar a babar, você vai começar a procurar sinais de um dentinho. Os primeiros a nascer são os dois dentes da frente da parte inferior, geralmente quando o bebê tem cerca de 6 meses de idade. No entanto, cada bebê é diferente; o primeiro dente do bebê pode surgir a partir dos 5 meses até 1 ano. Então, a verdadeira resposta para a pergunta "Quando começam a nascer os dentes dos bebês?" é "A qualquer momento em que quiserem".

Agora que o primeiro par de dentes surgiu, de acordo com a cronologia ou não, você pode se perguntar quando virão os próximos. De acordo com a ADA, os dois dentes da frente superiores nascem em seguida, em algum momento entre os 9 e os 13 meses. Dos 13 aos 16 meses, muitos bebês têm quatro dentes na parte inferior e quatro na superior. Os outros dentes de leite — caninos e molares — devem começar a nascer quando seu filho completar 2 a 3 anos de idade. O nascimento dos dentes é um processo longo, mas quando acabar, seu filho terá recebido 20 dentes de leite na boca. Mastigue!

Importância dos dentes de leite

Muitos pais acham que os dentes de leite não são importantes porque um dia vão ser substituídos pelos dentes permanentes. Porém, é exatamente por isso que os dentes de leite são importantes. Além de dar ao bebê um belo sorriso e ajudá-lo a aprender a falar e a mastigar alimentos nutritivos, esses 20 dentinhos perolados ocupam o espaço necessário para que os dentes permanentes se posicionem corretamente na boca.

Nunca é demais destacar a importância de cuidar dos dentes e da gengiva do seu bebê e de levá-lo ao dentista desde cedo. Seu filho terá cerca de 12 anos antes de perder o último dente de leite. Não é chocante pensar que, quando seu filho finalmente completar esse processo de dentição, ele estará entrando na adolescência!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.