Em que idade começam a nascer os dentes dos bebês?

bebê sorrindo com dois dentes

Como pai ou mãe, você se familiariza com cada tipo de choro do seu filho. Até que um dia, surge um novo tipo: aquele que indica que o primeiro dente dele está nascendo. Antes que esse novo choro aconteça, aqui estão algumas informações que todos os pais devem saber sobre quando começam a nascer os primeiros dentes dos bebês e o que podem fazer para aliviar a dor durante a dentição.

Em que idade começam a nascer os dentes dos bebês?

De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o primeiro dente de um bebê em geral nasce a qualquer momento entre 8 meses e 1 ano de idade. Os últimos dentes a nascer normalmente são os molares, ou dentes posteriores, que muitas vezes começam a surgir entre 13 e 33 meses.

Quando um dente começa a irromper através da gengiva, o processo naturalmente causará algum desconforto ao seu filho. Alguns dos sintomas do nascimento dos dentes incluem sensibilidade da gengiva, babar, irritabilidade, dificuldade para dormir e comportamento de morder brinquedos e objetos. Todos esses sintomas são completamente naturais. Muitos deles ocorrerão durante todo o processo de dentição e cada novo dente levará de alguns dias a algumas semanas para irromper completamente.

Como aliviar o desconforto da dentição

Embora cada bebê comece a desenvolver os dentes em uma idade diferente, há uma coisa que todos têm em comum: o nascimento dos dentes em geral causa algum desconforto e os bebês precisam da sua ajuda para aliviar a dor. A ADA recomenda massagear a gengiva com um dedo limpo ou com uma gaze umedecida. Um anel de dentição, que pode ser resfriado, é outra maneira de tornar o processo de dentição de seu filho mais confortável.

Cuidando dos dentes de leite

Mesmo antes do bebê completar a dentição, não deixe de manter cada novo dente limpo, a fim de evitar cárie causada pelo leite e por alimentos dados ao bebê. Embora os dentes caiam naturalmente em poucos anos, os pediatras recomendam o uso de um pano para limpar os dentes de leite após a mamada. A ADA também aconselha escovar os dentes do bebê com uma escova de dente infantil e água. Após os 2 anos de idade, você pode incluir uma pequena quantidade de creme dental com flúor no processo de limpeza.

Se você tiver outras dúvidas sobre o início do nascimento dos dentes dos bebês ou preocupações relacionadas a esse período, não deixe de conversar com o pediatra ou dentista.

Para mais informações sobre o nascimento dos dentes, acesse os recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.