Tratamento para a cárie de mamadeira

bebê sorrindo durante fase da dentição

Saiba mais sobre o tratamento da "cárie de mamadeira" com as dicas da Colgate. Também conhecida como "cárie da primeira infância", é um problema comum entre as crianças com menos de 5 anos, mas que pode ser evitado por meio da conscientização e prevenção. Se seu filho começar a apresentar os sintomas da cárie de mamadeira, seu dentista pode dar o tratamento adequado. O tipo de tratamento depende da gravidade da cárie. Como ocorre com a maioria dos problemas de saúde, quanto mais cedo o problema for tratado, menos extenso e invasivo será o tratamento.
 

Tratamento para a cárie de mamadeira

O tratamento varia de acordo com a idade da criança e com a gravidade do problema. Aos primeiros sinais de cárie, você e o dentista do seu filho podem agir em conjunto para estabelecer uma abordagem de controle e tratamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Dakota do Norte, nos Estados Unidos, manchas brancas na superfície dos dentes são os primeiros sinais da cárie de mamadeira. Nessa fase, pode ser aplicado um tratamento com flúor ou verniz fluoretado para a remineralização de todos os dentes. Esse tipo de tratamento realmente consegue reverter a cárie nos estágios iniciais, ajudando a reconstruir o esmalte da superfície dos dentes. O dentista infantil também pode recomendar suplementos de flúor. Você também pode fazer alterações na dieta do bebê nesse estágio para evitar que a cárie evolua. Essas alterações podem incluir:

  • Limitar os alimentos ácidos
  • Diminuir a quantidade de sucos, especialmente os cítricos
  • Substituir o suco, a fórmula ou o leite por água na mamadeira do bebê
     

Essas mudanças devem ser feitas sempre com a supervisão do pediatra e/ou do dentista infantil. Dependendo da idade, da saúde geral e das necessidades nutricionais do seu filho, algumas mudanças na dieta podem não ser desejáveis.

Se a cárie for detectada em estágios posteriores, os tratamentos com flúor não serão mais suficientes. Os sinais e sintomas de cárie mais avançada incluem:

  • Manchas marrons ou pretas nos dentes
  • Sangramento ou inchaço na gengiva
  • Febre, inchaço ou irritabilidade, que podem indicar infecção
  • Mau hálito
     

Se o seu filho apresentar algum desses sintomas, você deve levá-lo ao dentista o quanto antes. Se a cárie se espalhar, seu filho poderá enfrentar longos tratamentos de restauração e até mesmo a perda de dentes.
 

Se a cárie dentária do seu filho for grave

O tratamento da cárie de mamadeira é muito parecido com tratamento da cárie dentária em adultos. Em casos muito graves, pode ser que os dentes tenham até que ser extraídos. É mais provável que a extração seja necessária se o dente estiver inflamado ou se a cárie for tão extensa que ele não possa ser restaurado.
 

A importância do tratamento para a cárie de mamadeira

É um equívoco comum acreditar que a perda prematura dos dentes de leite não é um problema. Afinal, esses dentes vão cair de qualquer maneira, então por que se preocupar se eles caírem mais cedo do que o esperado? Na verdade, há muitas razões para se preocupar com a perda prematura dos dentes de leite.

Os dentes permanentes - que servirão seu filho na idade adulta - estão presentes nas arcadas dentárias desde os primeiros anos de vida do bebê. Os dentes de leite agem como marcadores de posição dos dentes permanentes. Se forem perdidos prematuramente, o espaço dos dentes permanentes pode ser afetado. A perda prematura dos dentes de leite pode provocar o desalinhamento dos dentes permanentes e outros problemas que poderiam exigir um tratamento ortodôntico extenso.

De acordo com o WebMD, a perda de dentes também pode dificultar a ingestão de uma dieta saudável e nutritiva. Além disso, pode afetar a capacidade de falar corretamente. A dicção adequada requer a presença dos dentes da frente, portanto, a perda prematura dos dentes pode levar à necessidade de terapia da fala no futuro.

Maus hábitos de higiene podem acompanhar seu filho na adolescência e na fase adulta. A melhor maneira de garantir a saúde bucal contínua enquanto o seu filho cresce é ensiná-lo a ter uma boa higiene bucal desde cedo. Produtos como escova de dente e creme dental infantis podem ajudar você a familiarizar seu filho com a escovação regular.

A melhor estratégia contra a cárie de mamadeira é a prevenção. Se o seu filho tiver cárie da primeira infância, você e o dentista infantil juntos poderão determinar as melhores opções de tratamento.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.