Os melhores remédios para os sintomas da dentição do bebê: ajudando seu pequeno a superar a dor

bebê com dois dentes sorrindo

Quando o primeiro dente do seu filho rompe a gengiva, ambos alcançam um momento emocionante em suas vidas. No entanto, também costuma ser um momento muito doloroso, que pode deixar as crianças e os pais igualmente angustiados e à procura de bons remédios para os sintomas da dentição.

Quando os dentes do meu bebê vão começar a nascer?

Cada bebê é diferente quando se trata da cronologia da erupção dentária, mas é comum que o primeiro dente surja por volta dos 6 meses. Mesmo assim, o primeiro dente pode aparecer a partir dos 3 meses e com até 1 ano de idade. Os dentes da frente são os primeiros a irromper. Por serem os dentes incisivos, eles irrompem bem facilmente. Por volta de 1 ano, começam a nascer os molares e, por causa do seu tamanho, são mais doloridos. Em seguida, surgem os caninos. Por último, os últimos molares posteriores irrompem por volta dos 2 anos. A dentição termina normalmente aos 3 anos.

Sintomas da dentição

Algumas crianças são extremamente sortudas e não sentem dor durante a dentição e, consequentemente, essa fase não é um sofrimento para seus pais; mas essa é a exceção, e não a regra. A dor na dentição é o resultado do afinamento das gengivas e da erupção dos dentes. Antes que o primeiro dente apareça, os pais podem facilitar o processo de dentição massageando suavemente a gengiva do bebê após a amamentação. Além disso, dessa forma a criança vai se acostumar com a mamãe ou o papai limpando sua boca e massageando sua gengiva.

Os sintomas da dentição podem ocorrer antes do surgimento do primeiro dente - até 3 a 5 dias - e enquanto o dente percorre seu caminho através da gengiva. Esses sintomas incluem:

  • Chupar e morder.
  • Irritabilidade.
  • Babar.
  • Erupção cutânea ao redor da boca por causa da baba.
  • Gengiva inchada, vermelha e dolorida.
  • Acordar frequentemente durante a noite.
  • Esfregar as orelhas.
  • Falta de apetite.

Vômito, diarreia e febre acima de 38 °C não são sintomas de dentição e justificam uma visita imediata ao pediatra para determinar sua causa.

Os melhores remédios para os sintomas da dentição

Como ajudar seu filho a lidar com o desconforto da dentição? Os remédios para a dor provocada pela dentição a seguir já foram testados pelos pais e são recomendados por pediatras.

Um dos remédios para aliviar a dor causada pela dentição é a aplicação de pressão na gengiva do bebê. A pressão pode ser aplicada por mordedores, que são macios e duráveis. Algumas crianças preferem anéis de dentição resfriáveis porque eles adormecem a gengiva, além de aplicar pressão. Algumas crianças respondem bem a um simples pano frio e úmido, enquanto outras adoram picolés. Os pais também podem usar os dedos limpos e mergulhados previamente em água fria para massagear a gengiva por cerca de dois minutos.

Os colares mordedores também estão se tornando cada vez mais populares. De fato, usar o colar como mordedor é conveniente. O que é ainda melhor é que seu bebê estará no conforto dos seus braços enquanto morde e você pode segurar o colar enquanto ele alivia a dor da dentição. Por último, é importante lembrar que o período de dentição não é o momento de tirar a chupeta do seu filho. Afinal, ao morder a chupeta, ele está massageando naturalmente a gengiva, aliviando a pressão.

A dentição é um momento difícil para pais e filhos, mas felizmente existem maneiras de facilitar as coisas. Experimente alguns métodos diferentes para ver o que funciona melhor para você. Afinal, o melhor remédio para o desconforto da dentição para um pai ou uma mãe pode não ser o melhor remédio para outro(a).

Saiba mais sobre a dor causada pela dentição nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.