Badge field

Cuidados a ter com os dentes de leite do seu filho

Published date field

A maioria dos bebês não começa a ter dentes até que tenham 6 meses de idade. No entanto, cuidados dentais infantis são importantes mesmo antes dos dentes aparecerem. De fato, a maioria dos dentistas recomenda uma primeira visita quando a criança fizer 1 ano, para garantir que os dentes sejam cuidados corretamente, mesmo que nem todos os dentes tenham aparecido.

Cárie de mamadeira

Prevenir a cárie de mamadeira, ou também chamada de “cárie dental infantil”, é uma das questões mais importantes ao cuidar dos dentes da criança. Isso ocorre quando o bebê dorme com leite ou suco na boca. Os açúcares nesses líquidos levam a cárie nos dentes superiores e inferiores.

Para evitar cárie de mamadeira, nunca deixe a criança pegar no sono com uma mamadeira na boca, ou amamentar continuamente enquanto ela tira cochilos. Se seu bebê precisa de algo para sugar enquanto dorme, ofereça uma mamadeira cheia de água ou uma chupeta.

É importante limpar a gengiva e dentes do bebê com gaze molhada ou paninho após cada alimentação. Isso remove qualquer substância de açúcar que tenha ficado na boca do bebê e reduz o risco de cárie.

Flúor

Crianças precisam de flúor para um desenvolvimento dental saudável, mesmo antes de o primeiro dente aparecer na gengiva. Flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes. Muitas cidades adicionam flúor a seus abastecimentos de água municipais. Verifique com sua prefeitura se o flúor é incorporado à água da cidade. Se não for, um dentista ou pediatra pode receitar suplementos de flúor para seu filho tomar.

É uma boa ideia fazer os bebês se acostumarem com cuidados dentais desde muito cedo. Isso pode ser feito usando uma pequena escova macia, mesmo antes de ter dentes. Escove a gengiva e dentes suavemente sem pasta de dente.

Seguindo esses passos, seu pequenino estará a caminho de um grande sorriso!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.