Dentes de leite: como descobrir se os dentes do meu bebê estão nascendo

Mãe-ajuda-seu-bebé-de-3-meses-com-sintomas-de-dente-nascendo

Determinar o que há de errado com um bebê inquieto é uma tarefa árdua quando somos pais. Se ele continuar irritado mesmo depois de você garantir que esteja saudável, alimentado e trocado, considere a possibilidade de que o dente do seu filho esteja nascendo. Procure por estes sinais e sintomas para identificar a causa.

Esfregar a gengiva e babar

Os bebês, em geral, adoram colocar objetos na boca, mas quando começa o processo de dentição, o comportamento de esfregar coisas em sua gengiva pode se tornar excessivo. Colocar um mordedor na boca para esfregar o tecido gengival é um sinal claro de que o dente está despontando. Certifique-se de manter longe do seu bebê objetos perigosos que causam risco de asfixia e ofereça a ele brinquedos macios para mastigar.

Junto com este processo, por volta dos 3 meses de vida, você pode perceber que o seu pequeno passa a salivar muito, a ponto de deixar suas roupas ensopadas e desenvolver irritações nas bochechas e no queixo. Isto ocorre pois é o momento em que seus primeiros dentes começam a nascer. Para mantê-lo confortável e livre de irritações na pele, enxugue o queixo dele gentilmente e troque suas roupas no decorrer do dia.

Irritabilidade

Alguns bebês passam pelo processo de dentição sem grandes incômodos, mas, para outros, pode ser algo difícil e doloroso. Se o seu bebê aparenta estar irritado ou chorando com frequência, mesmo estando saudável, pode ser um sinal de que o dente está para nascer.

Insônia

Se o seu bebê costumava dormir bem e passou a acordar durante a noite ou se nega a cochilar durante o dia, pode ser um sintoma de que o dente está nascendo. Até mesmo adultos têm dificuldade para dormir quando estão sentindo algum desconforto, e o mesmo ocorre com o seu bebê. Vocês dois podem perder algumas horas de descanso, mas tenha certeza de que o seu pequeno voltará ao antigo padrão de sono uma vez que o dente tenha nascido.

Perda de apetite

Se o seu bebê não estiver mamando normalmente, pode ser um sinal de que a gengiva esteja doendo. A ação de sugar a mamadeira ou o aleitamento podem irritar a gengiva que já está dolorida. Continue tentando alimentá-lo até a dor diminuir. Se você estiver preocupada que seu bebê não esteja se alimentando o suficiente, consulte seu pediatra.

Sintomas graves

Sintomas como febre e diarreia também fazem com que você se pergunte se a dentição do seu bebê já começou. Embora alguns pais acreditem que esses sinais estejam relacionados com a dentição, não há evidência científica que fundamente isso. Se o seu bebê estiver com febre alta ou diarreia, é importante que você consulte seu médico.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.

Como cuidar do primeiro dente de seu filho?