Aliviando a febre do bebê durante o nascimento dos primeiros dentes

Bebê durante a dentição

A dentição faz parte do desenvolvimento do bebê até os 3 anos de idade (em geral, tem início em qualquer momento entre os 4 e 7 meses) e geralmente este processo acompanha uma parcela de dor e sofrimento. Como mãe, já vivi essa experiência com meus dois filhos.


Por exemplo, é comum o bebê ter febre durante o nascimento dos novos dentes. Tratar a febre pode parecer fácil, mas é importante conhecer quais são os melhores métodos para o seu bebê. Este artigo mostra alguns erros comuns e as melhores alternativas que aprendi para ajudar a dar alívio ao bebê.


Erros comuns e métodos para aliviar a febre do bebê ao nascer o dente


Erro nº 1: deixar a temperatura ambiente muito baixa. Mesmo que isso pareça uma maneira lógica de fazer com que alguém com febre se sinta melhor, a temperatura do quarto do bebê deve estar sempre entre 18 e 21 graus Celsius.


Melhor alternativa: para ajudá-lo a se sentir melhor, você pode dar um banho no bebê com água morna ou mergulhar um pano em água morna e depois esfregar e massagear o corpo do bebê com ele. O que eu gosto mais nesse método é que ele é seguro e proporciona alívio imediato para o bebê.


Erro nº 2: dar ao bebê um medicamento para adultos ou aspirina. Nunca é uma boa ideia dar ao bebê qualquer medicamento para adultos, mesmo em uma dose muito baixa.


Melhor alternativa: existem medicamentos para baixar a febre feitos especificamente para bebês que são seguros para eles, segundo a recomendação do médico ou dentista pediatra. Não se esqueça de seguir as instruções de administração para garantir que a quantidade correta seja dada ao bebê.


Erro nº 3: dar ao bebê água fria para beber. Embora pareça lógico dar ao bebê algo frio quando sua temperatura corporal está alta, há controvérsias quanto aos benefícios da água para eles quando são tão novos.


Melhor alternativa: manter seu bebê hidratado é definitivamente uma boa maneira de ajudá-lo durante um episódio de febre, mas em vez de dar água fria, opte por amamentá-lo ou alimentá-lo com uma fórmula infantil.


Além dessas alternativas sugeridas, massagear a gengiva do bebê com o dedo pode aliviar um pouco a dor e ajudá-lo a dormir durante o episódio de febre. O mais importante de tudo é manter a calma. A febre durante o nascimento dos primeiros dentes é normal e, em geral, não dura mais de um dia. Se a febre durar mais de dois dias, você deve definitivamente entrar em contato com o pediatra.


 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.