É necessário um limpador de língua para o seu bebê?

Mulher colocando placa de bruxismo

Seu recém-nascido pode não ter dentes ainda, mas isso não significa que você deva esperar para cuidar da boca dele.

Os bebês precisam se acostumar com a sensação dos produtos dentários em sua boca para se prepararem para a rotina de higiene diária, por isso é importante começar a limpar a gengiva e a língua desde o primeiro dia. E embora não seja necessário usar um limpador de língua para o bebê, você deve adquirir o hábito de limpar a língua, a gengiva e os dentes dele assim que começarem a nascer.

Cuidados bucais antes da erupção dos dentes
A forma como você deve cuidar da boca do seu bebê depende da presença de algum dente. Antes do nascimento do primeiro dente, não é necessário usar escova de dente, limpador de língua ou creme dental. Em vez disso, um pequeno pedaço de gaze ou pano embebido em um pouco de água deve ser suficiente. Após alimentar o bebê, enrole a gaze no dedo indicador, coloque o bebê cuidadosamente no colo e acomode a cabeça em seu braço.

O Departamento de Saúde do Estado de Nova York recomenda usar o dedo envolvido na gaze para massagear cuidadosamente a gengiva e remover os restos de comida ou de leite. Enquanto limpa delicadamente a língua do bebê com a gaze, tome cuidado para não colocar o dedo na garganta dele. Faça movimentos circulares suaves para limpar a língua e a gengiva. Não é preciso usar creme dental nessa etapa, pois ainda não há nenhum dente. Lembre-se de jogar fora a gaze e de lavar o paninho após cada limpeza.

Cuidados bucais após a erupção dos dentes
A rotina de cuidados bucais do bebê deve mudar um pouco após o nascimento do primeiro dente, que, em geral, ocorre a qualquer momento entre os 4 e os 6 meses de idade. Assim que os primeiros dentes aparecerem, você pode começar a usar uma escova de dente macia e apropriada para crianças, cuja cabeça tenha um tamanho adequado para o tamanho da boquinha do bebê, para facilitar o acesso. Use essa escova dental para limpar os dentes que estão visíveis e continue usando gaze embebida para limpar a gengiva e a língua.

Introdução do creme dental
Na primeira avaliação dentária do bebê, o dentista pode dar uma ideia de quando é aceitável começar a usar creme dental para limpeza dos dentes e da língua. Embora no passado fosse recomendado que se evitasse o uso de qualquer quantidade de flúor em bebês com menos de dois anos de idade, a Associação Americana de Odontologia (ADA) mudou sua postura em 2014, observando vantagens seguras de uma quantidade muito pequena de creme dental fluoretado na limpeza da boca de crianças com menos de dois anos.

Como as orientações para a limpeza dos dentes e da língua do bebê com ou sem o uso de creme dental podem ser confusas, uma das melhores coisas que você pode fazer para garantir um bom começo para a saúde bucal do seu filho é consultar um odontopediatra. Esse profissional pode esclarecer se o uso do creme dental desde cedo seria útil. Ele também pode orientar sobre o passo a passo da limpeza da gengiva, da língua e dos dentes do bebê e informar quais são os produtos mais úteis para esse procedimento.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.