Primeiros dentes do bebê: Deve-se usar creme dental?

Bebê com dentes de leite

É tão emocionante quando o primeiro dente de leite aparece e seu bebê sorri para você com aquele dentinho brilhante! Como pai ou mãe, você deve se esforçar para tornar o cuidado com os dentes uma experiência agradável para o seu filho desde o início. A partir do momento que seu bebê passa a ter seus primeiros dentes decíduos, o creme dental eventualmente passará a desempenhar um papel importante nesta etapa de estabelecer práticas dentais saudáveis para o futuro. Em vista disso, quando você deve introduzir o seu filho na escovação com creme dental?

Manuseie com cuidado
Durante as primeiras fases da odontogênese, seja especialmente cuidadoso com os dentes e a gengiva de seu bebê. Use uma escova dental infantil de cerdas macias ou uma escova dental de dedo, e limpe com delicadeza os novos dentes de seu bebê. Siga criteriosamente as recomendações de seu odontopediatra. Use a escova dental para massagear suavemente a gengiva, mesmo onde não há dentes expostos. Isto faz com que seu bebê se acostume à sensação da escova dental na boca e faz com que ele aprenda que a escovação é uma experiência agradável, e não algo que deve ser assustador ou irritante.

Necessidade de flúor
O creme dental não deve ser usado em bebês com menos de dois anos de idade, porque nesta fase os bebês ainda não sabem cuspir. O flúor é benéfico quando usado na quantidade certa.
Para ter certeza do momento certo de introduzir seu filho ao creme dental com flúor, converse com o seu dentista ou odontopediatra.

O gosto é bom?
Quando a criança passar da etapa incipiente e estiver pronta para usar creme dental, vá em frente e prove um pouco do produto antes de usá-lo na boca dela. Procure um creme dental com um sabor suave e que agrade a criança, após ela experimentar. Este teste de sabor é útil, porque a maioria das crianças não aprecia sabores fortes. Isso significa que o creme dental sabor de menta fresca que você adora poderia fazer o seu filho se encolher com o desconforto. Procure mais sabores infantis, tais como chiclete ou de frutas.

Valorize a memória
Depois de ter escolhido o creme dental certo para o seu bebê e ter escovado os seus primeiros dentes, certifique-se de tirar algumas fotos do lindo sorriso cheio de dentinhos para o seu scrapbook ou álbum de fotos. As fotos transformam uma experiência tão extraordinária quanto os primeiros dentes do bebê, e assim a escovação em uma memória estimada.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

Veja algumas formas fáceis de cuidar dos dentes e gengiva do seu bebê:

  • Antes da erupção dos dentes, limpe a gengiva de seu bebê esfregando um pano limpo e úmido sobre as gengivas superiores e inferiores do bebê.

  • Quando seu bebê tiver dentes, inicie escovando seus dentes no mínimo duas ou três vezes por dia com uma escova de cerdas macias e água.

Como cuidar do primeiro dente de seu filho?