A dentição do bebê não é uma novidade apenas para os pequenos. Papais e mamães de primeira viagem também costumam ter muitas dúvidas:
com quantos anos pode escovar o dente do bebê?
qual creme dental usar em bebê?
Essas são algumas perguntas para as quais você terá resposta agora.
A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) recomenda que a escovação tenha início quando o primeiro dente nasce. Normalmente, isso acontece a partir dos 6 meses de vida.
Mesmo que esses dentes decíduos sejam temporários, precisam dos mesmos cuidados que um dente permanente. Por isso, é fundamental usar um bom creme dental para bebê que evita a temida cárie e outros problemas periodontais.
Nos bebês, o ideal é que a escovação seja feita pelo menos duas vezes ao dia, sempre após as principais refeições e priorizando as escovações noturnas.
Posicione o bebê de costas, com a cabeça apoiada sobre o seu corpo. Depois, use uma pequena quantidade de pasta de dente para bebê na escova, já que a criança ainda não consegue cuspir.
Faça pequenos movimentos circulares com a escova em cada dentinho. Se for o caso, limpe os dentes do fundo por meio de movimentos de vai e vem. Por fim, passe delicadamente a escova nas bochechas e na língua.
Se a criança ingerir, sem querer, uma pequena quantidade de creme dental, não há motivos para preocupação. Mas vale lembrar que a pasta de dente nunca deve ser ingerida de forma intencional, pois não é um alimento.
Alguns produtos são formulados com a quantidade certa de flúor para crianças.
A partir do aparecimento do primeiro dente, use creme dental com flúor em uma quantidade equivalente a um grão de arroz cru. Com o desenvolvimento da criança, ao perceber que ela já sabe cuspir, você pode aumentar a quantidade para um grão de ervilha.
Além da pasta de dente para bebê, usar o fio dental também é de muita importância para a saúde bucal dos pequenos. A partir do momento que se tem dois dentes com contato próximo, já é possível incluir esse item na higienização.
Até porque, por mais eficiente que seja a escova de dente, fica difícil remover os restos de alimentos e a placa bacteriana que se acumulam entre os dentes. Para evitar incidentes, é importante que essa limpeza seja feita por um adulto.
A saúde bucal deve ser monitorada desde os primeiros anos de vida, antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. O ideal é que a primeira visita a um odontopediatra seja feita por volta dos 6 ou 7 meses de idade.
Depois, as consultas podem ser agendadas de seis em seis meses. Assim, o(a) dentista consegue acompanhar o crescimento dos dentes e indicar o melhor creme dental infantil.
O flúor atua como um verdadeiro escudo na proteção do esmalte do dente, mas seu uso depende de alguns fatores, como a idade da criança e o risco de cáries.
Crianças maiores podem usar o componente químico, desde que seja da forma correta. Após os 3 anos de idade, por exemplo, deve-se colocar uma quantidade de pasta do tamanho de um grão de ervilha na escova de dente.
Caso contrário, é possível que ocorra a fluorose, quando surgem manchas brancas ou marrons nos dentes após a ingestão de grandes quantidades de flúor.
Na dúvida, é bom contar com um produto especialmente desenvolvido para essa fase. Com a pasta de dente infantil Colgate Zero Kids, a escovação do seu bebê fica mais segura, com fórmula sem flúor, corantes artificiais e nem conservantes.
Não esqueça de consultar um dentista da sua confiança para saber qual o produto ideal para a higiene bucal do seu filho!
Quanto mais cedo iniciar, mais familiarizado o bebê ficará com a higiene bucal. Além disso, é importante tornar a escovação uma atividade divertida. Tente usar uma escova de dentes colorida ou com personagens que a criança goste!
O ideal é que papais e mamães observem as reações do seu bebê ao experimentar diferentes sabores. No geral, as fórmulas com gostinho suave de frutas como morango e uva, como a linha de Colgate para bebê, costumam ser bem populares entre os pequenos.
Normalmente, o creme dental infantil tem menos flúor do que o creme dental adulto. Além de serem mais abrasivos, as fórmulas para adultos contam com sabores mais fortes, como menta e hortelã.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.