O que você deve saber sobre a troca de dentes de leite de seu filho

meninas brincando num jardim

Seu pequenino eventualmente vai perder os dentes de leite, que é um marco no processo de crescimento. Felizmente, em geral perder os dentes de leite não é algo muito doloroso para as crianças, mas fotos com eles desdentados podem constrangê-los quando eles ficarem mais velhos. Uma vez que um dente cair, no entanto, você precisa saber a maneira correta de cuidar das gengivas e dos novos dentes permanentes que, em breve, brotarão.

Perdendo dentes de leite
De acordo com a Clínica Mayo, as crianças começarão a perder os dentes decíduos por volta dos 6 anos de idade. O período varia de criança para criança; certifique-se de visitar seu dentista se seu filho perder um dente prematuramente devido a um acidente ou à cárie dentária, especialmente já que o último cenário pode indicar um problema maior. Além disso, quando um primário dente cai prematuramente, o dente permanente de seu filho pode não ter espaço suficiente para crescer corretamente.


Os dentes tendem a cair na ordem em que eles surgiram, de acordo com a American Dental Association; geralmente os dois dentes da frente da parte de baixo caem primeiro. As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole. O dente de leite tem raiz, e período de tempo que ele vai demorar a cair depende de quão rapidamente esta raiz será reabsorvida. Também depende do quanto o seu pequenino mexe ele. Quanto mais ele amolece o dente, o mais cedo ele vai cair, e um novo dente vai começar a aparecer em seu lugar logo depois. Pode levar vários meses para crescer completamente; mas, se o dente não crescer depois de seis meses, consulte seu dentista para uma avaliação.

Depois de um dente cair
Faça seu pequenino limpar a área cuidadosamente com água limpa sem bochechar. Seu filho pode continuar a usar o mesmo creme dental adequado para crianças. Instrua seu filho a não escovar com muita força o local do dente que caiu para evitar a irritação da área. Depois de perder os dentes de leite, você deve reforçar a importância da rotina de uma boa saúde bucal, tal como a escovação pelo menos duas vezes por dia, usar fio dental pelo menos uma vez por dia e manter hábitos alimentares saudáveis. Saliente a importância de se evitar refrigerantes e outros alimentos e bebidas que podem prejudicar os dentes. Todos esses detalhes são importantes, principalmente agora que os dentes permanentes de seu filho estão chegando.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.