O que esperar de um creme dental infantil

família celebrando troca de dentes de leite

Como pais, é natural pensarmos sobre a melhor maneira de cuidar dos primeiros dentes de leite assim que começam a nascer, para que nossos filhos tenham gengiva e dentes saudáveis conforme crescem. No entanto, as crianças têm necessidades especiais que fazem com que a forma de cuidar dos dentes deles seja diferente de como você cuida dos seus. O creme dental que você usa para escovar os dentes do seu jovenzinho pode fazer uma grande diferença em sua futura saúde bucal. Existem muitos tipos de cremes dentais infantis no mercado, mas pode ser difícil saber qual deles é o melhor para o seu filho. Aqui estão alguns critérios que todos os pais devem procurar ao selecionar um creme dental.

Deve conter flúor
Flúor é importante para a saúde dos dentes e, principalmente, para ajudar a prevenir a cárie dentária. O creme dental com flúor deve começar a ser usado assim que a criança for capaz de cuspir o produto após a escovação, sob a orientação dos pais. O flúor geralmente está presente na água da torneira, de modo que o seu bebê provavelmente está sendo exposto a uma quantidade adequada dele pelo simples fato de beber água. Pergunte ao seu dentista se ele acha que o seu filho está pronto para usar creme dental com flúor.

Sabores adequados para crianças
Sabores divertidos como morango e melancia podem ajudar o seu filho a apreciar a experiência de escovar os dentes. Normalmente existem algumas opções para escolher, portanto experimente várias para ver quais sabores de creme dental infantil seu filho vai gostar. Lembre-se: crianças podem ser exigentes e vão lhe dizer se eles não gostarem de um certo sabor de creme dental, então esteja preparado para comprar algumas opções diferentes até encontrar uma que o seu filho goste.

Apenas uma pequena quantidade é necessária
Você pode ser tentado a espremer o tubo até sair quantidade suficiente para cobrir toda a escova dental, mas saiba que as crianças não precisam de muito creme dental, já que seus dentes são bem pequenos. Uma pequena quantidade, cerca do tamanho de uma ervilha, é a recomendada pelos profissionais de odontologia.

Embora o rótulo possa fornecer uma série de informações, é sempre uma boa ideia consultar o seu dentista e saber qual creme dental ele recomenda para o seu filho. Para incentivá-lo escovar os dentes com a mamãe e o papai, você pode marcar em um calendário para monitorar o progresso dele e fornecer-lhe recompensas para atingir determinadas metas. Isso não só torna o processo mais divertido, mas também ajuda a garantir que sua saúde bucal fique nos trilhos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.