Três formas de prevenir a cárie de mamadeira

Bebê bebendo biberão no colo da mãe

Os hábitos saudáveis de higiene bucal devem ter início no primeiro ano de vida do bebê. Mesmo antes da erupção do primeiro dente, a escovação suave e outras precauções semelhantes são absolutamente necessárias para prevenir a cárie da primeira infância - também conhecida como cárie de mamadeira. Nunca é cedo demais para a rotina de cuidados bucais do seu pequeno, e as dicas a seguir podem orientá-lo.

Esterilize a mamadeira
Lavar a mamadeira é o primeiro passo para manter os dentes do seu bebê saudáveis. Procure comprar mamadeiras livres de Bisfenol A (BPA), pois essa substância está associada a problemas de desenvolvimento em crianças, e esterilize-as adequadamente antes de dar ao bebê. Tenha em mente que existem várias maneiras de esterilizar mamadeiras: fervendo-as em água, usando um esterilizador a vapor e até usando um vaporizador elétrico para matar as bactérias que poderiam deixar seu bebê doente e, por fim, contribuir para a cárie de mamadeira. É uma boa ideia esterilizar as mamadeiras uma vez por semana para evitar o acúmulo de bactérias.

Elimine o açúcar
A cárie dentária pode ocorrer, e realmente ocorre, em bebês, mas é mais comumente causada pela exposição aos açúcares no leite e sucos que facilitam o crescimento de bactérias. Quanto mais tempo esse açúcar permanece nos dentes, maior o risco de cárie. Para preveni-la, evite dar mamadeira ao bebê na hora da soneca ou de dormir, e não permita que ele fique andando com ela na boca. Para que seu bebê tenha um começo de vida saudável, limite ou elimine sucos artificiais e outras bebidas com açúcar; o leite materno e fórmulas infantis ainda são as melhores opções nesse estágio de desenvolvimento. Evite o uso de chupetas ou o compartilhamento de utensílios, pois eles podem transmitir bactérias para o seu filho e causar cárie.

Limpe a gengiva do bebê
Seu bebê pode não ter dentes ainda, mas mesmo assim, sua gengiva precisa de cuidados especiais. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), a cárie da primeira infância é muito comum nos dentes anteriores superiores e inferiores. Esses dentes são vitais para a alimentação e a fala, então, quanto mais cedo o seu filho iniciar a rotina de escovação, menores serão as chances de a mamadeira causar problemas dentários ou de fala mais tarde. Use um pano limpo ou uma gaze para limpar a gengiva do bebê após cada mamada. Assim que os incisivos nascerem - já aos 6 meses de idade, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA) - você pode começar a usar uma escova de dente infantil e escovar suavemente com uma pequena quantidade, do tamanho de um grão de arroz, de creme dental com flúor. Experimente um creme dental apropriado para crianças, que tenha uma imagem divertida e familiar na embalagem, para proteger o esmalte dos dentes contra a cárie que pode surgir como resultado de uma mamadeira anti-higiênica.

E não se esqueça de agendar a primeira consulta com o dentista para estabelecer uma rotina de cuidados antes do primeiro aniversário, conforme recomendado pela Academia Americana de Pediatria (AAP).

Os dentes do seu bebê são importantes desde o primeiro dia. Recapitule essas orientações de cuidados bucais do bebê e continue a esterilizar a mamadeira do seu filho para dar a ele maiores chances de ter um sorriso saudável na vida adulta.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.