Música escovar os dentes: dicas para crianças

Profesora lendo livros para seus alunos

Se você tem dúvidas sobre como cuidar dos dentes do seu filho em idade pré-escolar, você não está sozinho. Ensinar uma criança pequena a escovar os dentes pode ser intimidante para os pais. No entanto, talvez não seja assim se você e seu filho seguirem estas dicas para ajudar a manter os dentes dele saudáveis e branquinhos. Além de usar personagens e músicas conhecidas para escovar os dentes, existem várias outras estratégias que você pode usar para inspirar práticas adequadas de higiene bucal em crianças.
 

Um bom começo na higiene bucal

Os pais devem começar a acostumar as crianças a uma rotina regular de higiene bucal antes que o primeiro dente delas irrompa através da gengiva. Você pode iniciar o processo limpando a gengiva do seu bebê e qualquer dente que esteja nascendo com uma gaze úmida logo após as refeições. Ao fazer isso, você ajudará seu filho a se familiarizar com as práticas regulares de higiene bucal e removerá as partículas de alimentos e bactérias presas aos dentes que estão nascendo.
 

Apresentando a escovação ao seu filho pequeno

A escovação nas crianças deve iniciar entre os 12 e 18 meses de idade. Você terá que usar uma escova dental de cerdas macias adequada para crianças pequenas. Não é preciso usar creme dental ainda. É preciso fazer com que esse processo seja o mais divertido possível para seu filho. Use personagens conhecidos para demonstrar a escovação correta ao seu filho, assim você o ajudará a entender melhor. Enquanto a criança escova os dentes, muitos pais costumam mostrar no celular vídeos de personagens populares escovando os dentes, como o Elmo da Vila Sésamo.
 

Introdução do creme dental à rotina de cuidados bucais da criança

Quando seu filho completar 3 anos, você pode começar a usar uma pequena quantidade de creme dental com flúor na escovação. Uma quantidade correspondente a um grão de ervilha é o suficiente. Você deve deixar claro para seu filho que ele precisa cuspir o creme dental em vez de engolir. Ofereça a ele um pouco de água durante a escovação e mostre como bochechar para incentivá-lo a cuspir o creme dental.
 

Empenhe-se para que o momento da escovação privilegie a qualidade, e não a quantidade

A Associação Americana de Odontologia recomenda que você gaste pelo menos dois minutos escovando os dentes do seu filho. Porém, pode não ser possível atingir esse tempo com crianças pequenas. A Academia Americana de Odontopediatria sugere que os pais se concentrem em conseguir alcançar a superfície de todos os dentes, principalmente os do fundo. Talvez você não consiga fazer com que seu filho deixe você passar dois minutos escovando os dentes dele, mas tenha certeza de que cada dente seja escovado no tempo que durar a escovação. Você pode usar uma música para escovar os dentes para marcar o tempo das sessões de cuidado bucal e motivar seu filho.
 

Deixe seu filho escovar os dentes

Após os 4 anos, seu filho pode começar a escovar os dentes sozinho, com sua supervisão. É claro, você deve observá-lo durante todo o processo. Talvez seja necessário ajudá-lo com os dentes de trás, que são difíceis de alcançar. A maioria dos dentistas concorda que as crianças devem ser monitoradas ao escovar os dentes até os 8 ou 9 anos de idade. Às vezes, as crianças estão com tanta pressa para brincar ou fazer outras atividades que podem não escovar os dentes adequadamente.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.