Os melhores jogos de odontologia para crianças

Criança escovando os dentes

Fazer os filhos escovar os dentes nem sempre é fácil, mas levá-los para brincar é. Os jogos com temas odontológicos para crianças ajudam os pais a evitar a luta para escovar os dentes antes de dormir e depois de acordar. A introdução de atividades voltadas para a odontologia também pode estabelecer bons hábitos de cuidados bucais em crianças pequenas e ajudar as crianças mais velhas a entender por que é importante cuidar dos dentes.

Vejamos algumas ideias sobre como colocar um pouco de diversão e interesse nos cuidados bucais para os membros mais jovens da família.

Introduza músicas neste momento
Crianças não conseguem prestar atenção por muito tempo, mas escovar os dentes corretamente deve levar apenas de dois a três minutos. Esse é tempo perfeito para tocar a música favorita do seu filho ou uma que você mesmo compôs. Quando sabem que vão ouvir uma música divertida ao escovar os dentes, as crianças ficam mais motivadas a praticar essa ação. Você também pode cantar uma canção de ninar favorita, e até mesmo mudar a letra para que ela fale sobre a escovação. Por exemplo, "Meus dentinhos, meus dentinhos, vou escovar, vou escovar pra ficarem fortes, pra ficarem fortes e brilhar."

Experimentos com ovos
Os jogos de odontologia para crianças podem incluir experiências simples para ajudá-los a aprender sobre como os diferentes alimentos afetam seus dentes. Cascas de ovos, de acordo com a British Dental Health Foundation, são ricas em cálcio, também presente nos dentes, e reagem aos ácidos dos alimentos e ao flúor da mesma maneira que eles.

Cozinhe dois ovos em água fervente por 10 minutos e deixe esfriar antes de colocá-los em líquidos diferentes para ver como eles se deterioram.

  • Coloque um ovo no refrigerante e um ovo na água por 8 a 13 horas. Lave os ovos em água limpa e pressione as cascas com a ponta dos dedos. O ovo exposto ao refrigerante vai estar macio.
  • Faça o mesmo experimento com diferentes líquidos, como leite, vinagre e suco de laranja, e compare os resultados.
  • Faça umas listras grossas com o creme dental em um ovo e deixe descansar por quatro dias. Retire o creme dental lavando o ovo e deixe-o mergulhado no refrigerante durante a noite. As áreas que foram cobertas com creme dental devem estar mais duras do que as áreas desprotegidas.

Jogos de tabuleiro
Dois dados, alguns peões, uma grande folha de papel e um lápis: isso é tudo o que você precisa para criar um jogo de tabuleiro simples sobre os cuidados dentários. Crie uma série de cartões com perguntas para testar o conhecimento das crianças sobre temas como dentes, dentista, saúde bucal e outros assuntos relacionados. Peça às crianças que joguem os dados, movam-se para o quadrado apropriado e respondam a respectiva pergunta. Toda vez que acertarem, podem jogar os dados novamente. O objetivo é mover-se de um lado ao outro do tabuleiro e ser o primeiro a chegar no último quadrado para responder a pergunta que está nele. O tabuleiro pode até ser feito no formato de uma boca e cada quadrado pode ser um dente. Depois de jogar algumas vezes e esgotar todas as perguntas, deixe as crianças inventarem outras, consultando informações na Internet ou na biblioteca local.

Você pode usar esses jogos da forma como foi explicada ou adaptá-los para se adequarem às características da sua família. Quando chegar a hora dos seus filhos assumirem a responsabilidade pela própria saúde bucal, eles terão boas lembranças de momentos divertidos com a mamãe e o papai, aprendendo a cuidar de seus dentes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.