A importância dos cuidados com o dente natal

Mãe e filho sorrindo na cama

Às vezes, os bebês já nascem com alguns dentes. Esses dentes, conhecidos como dentes natais ou fetais, são observados em 1 a cada 2.000 a 3.000 recém-nascidos, explica o National Institutes of Health. Como esses dentes nascem muito precocemente, suas raízes costumam ser fracas, o que significa que eles podem ser danificados facilmente.

Cuidados com os dentes natais

Em geral, esses dentes são removidos logo após o nascimento do bebê. Eles são extraídos para eliminar o risco de o bebê aspirá-los, caso se desloquem. Se o pediatra considerar que os dentes não devem ser extraídos, você terá que cuidar bem deles para evitar danos. Limpe os dentes delicadamente com um pano úmido. Durante a limpeza, verifique a gengiva e a língua do seu filho para ter certeza de que os dentes natais não estão causando lesões.

Quando mais dentes começarem a nascer, você pode começar a limpá-los como uma escova de dente para bebê e um creme dental sem flúor. Uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme dental com flúor pode ser usada assim que seu filho completar 2 anos de idade.

Danos aos dentes natais

Por terem as raízes fracas, os dentes natais frequentemente apresentam mobilidade. Eles estão presos à gengiva por tecido mole, por isso podem ser deslocados durante a amamentação ou limpezas. Esses dentes deslocados não devem ser reimplantados, explica a Associação Americana de Endodontistas. Reimplantar um dente de leite avulsionado pode danificar o dente permanente em desenvolvimento, portanto, não tente colocá-lo de volta no lugar. Se a gengiva do seu filho estiver sangrando, faça pressão para parar o sangramento e tente acalmá-lo; em seguida, procure o dentista.

Efeitos nos dentes permanentes

Os dentes natais não são dentes extras; são apenas dentes de leite que nasceram antes do esperado. Se os dentes natais de um bebê caírem ou forem arrancados, ele ficará sem esses dentes durante a infância. Como esses dentes em geral se desenvolvem na parte frontal da arcada inferior, esse espaço ficará visível quando a criança sorrir e pode causar problemas alimentares. Além disso, os dentes natais perdidos podem provocar problemas nos dentes permanentes.

Os dentes de leite preparam o espaço para os dentes permanentes, que vão substituí-los futuramente. Se o seu filho perder os dentes natais prematuramente, os outros dentes de leite podem crescer e ocupar o espaço vago. Quando chegar a hora dos dentes permanentes nascerem, pode não haver espaço suficiente. Isso pode levar ao apinhamento dos dentes permanentes, explica o Hospital Infantil de Wisconsin.

Como proteger os dentes permanentes

Se os dentes natais do seu filho caírem, o dentista pode oferecer tratamentos para ajudar a proteger os dentes permanentes que futuramente ocuparão seu espaço. Um aparelho de metal, conhecido como mantenedor de espaço, pode ser usado para preservar o espaço vago. Os mantenedores de espaço são cimentados nos dentes adjacentes ao espaço que seria ocupado pelo dente perdido, então essa opção de tratamento terá que aguardar até o nascimento de mais alguns dentes do seu filho.

Se os dentes permanentes do seu filho nascerem apinhados ou tortos, um ortodontista pode ajudá-lo a tratar o problema logo no início. O tratamento ortodôntico pode começar bem cedo – entre seis e sete anos – e pode ser mais fácil resolver os problemas quando a mandíbula e o maxilar ainda estão em desenvolvimento.

Os dentes natais ou fetais costumam ter raízes fracas, por isso não se surpreenda se eles caírem ou forem arrancados. Embora isso possa causar problemas para os dentes permanentes, o dentista do seu filho pode ajudar a evitar complicações futuras.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.