Deixe a escova de dente para bebê disponível

Crianças brincando no carrossel

Não importa se seu filho acabou de nascer ou se ele já completou alguns anos, você deve fazer o que for necessário para garantir que ele seja feliz e saudável. Quando se trata da saúde bucal, você também quer o melhor para seu filho. Os pais costumam ter várias dúvidas e preocupações sobre aquilo que precisam fazer para iniciar os cuidados bucais do bebê de forma bem sucedida. A escova de dente para bebê deve estar disponível, mas há mais o que fazer para a boa saúde bucal do que isso. A grande dúvida é "quando as crianças podem escovar os dentes sozinhas?" Se você tem filhos pequenos, pode ser que não saiba a resposta para essa pergunta frequente.

Do nascimento até 1 ano de idade
A limpeza adequada é necessária mesmo se seu filho ainda não tiver nenhum dente. Comece a criar bons hábitos de saúde bucal imediatamente, limpando a gengiva do bebê com uma gaze ou um paninho úmido limpo depois de cada refeição. Você pode manter essa rotina de limpeza até mesmo quando o primeiro dente tiver nascido, por volta dos 6 meses. Quando mais dentes começarem a nascer, você deve começar a limpá-los como uma escova de dente para bebê macia e pequena e água.

De 1 a 3 anos de idade
Aos 2 anos, seu filho provavelmente vai gostar de manusear a escova de dente, mas não terá a destreza manual para escovar os dentes de forma eficaz. Você deve continuar escovando os dentes dele duas vezes ao dia com uma escova dental de cerdas macias, esfregando-os levemente com movimentos circulares. A Academia Americana de Odontopediatria recomenda usar apenas uma quantidade mínima de creme dental fluoretado para crianças menores de 2 anos e uma quantidade do tamanho de uma ervilha para crianças com mais de 2 anos. Se for usar creme dental fluoretado, observe se seu filho cospe o excesso de creme dental. Se ele tiver algum dente ao lado de outro, é hora de começar a passar o fio dental entre eles. Seu filho provavelmente não conseguirá usar o fio dental corretamente até aproximadamente 9 ou 10 anos de idade, portanto, é muito importante ensinar a ele essa habilidade ou usar um fio dental com haste para melhorar a saúde bucal entre os dentes.

Dos 4 aos 5 anos de idade
Aos 4 ou 5 anos, seu filho pode querer começar a escovar os dentes sozinho. Esse é um bom momento para ensiná-lo a escovar os dentes e deixá-lo praticar diariamente. Nessa idade, ele ainda não terá a destreza manual para uma boa escovação, por isso é importante que você escove os dentes dele novamente, principalmente na hora de dormir. Troque a escova de dente a cada 3 meses ou quando ela começar a parecer desgastada e as cerdas não estiverem mais retas.

Dos 7 aos 8 anos de idade
Entre 7 e 8 anos de idade, ele não vai mais querer usar uma escova de dente para bebê e provavelmente conseguirá escovar os dentes sozinho. Os dentistas recomendam que você verifique periodicamente se a escovação do seu filho está sendo eficaz. Uma maneira fácil de fazer isso é usando pastilhas evidenciadoras de placa bacteriana, que você pode obter com o dentista ou comprar na farmácia. Essas pastilhas vão colorir as áreas dos dentes que estão com placa que não foram escovadas direito por seu filho.

Sempre faça perguntas e tire todas as dúvidas que você possa ter sobre a saúde bucal de seu filho com o dentista. As crianças devem começar a ir ao dentista desde cedo. Na verdade, a Associação Americana de Odontologia recomenda que você leve seu filho a uma consulta antes do primeiro aniversário. Lembre-se que iniciar uma rotina de cuidados dentários e criar bons hábitos de higiene bucal enquanto seu filho é pequeno pode ajudar a evitar doenças bucais e a garantir um sorriso feliz e saudável por toda a vida.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.