Nove causas de mau hálito em crianças

Filha beijando sua mamã

O mau hálito, clinicamente conhecido como halitose, é um problema que até mesmo crianças saudáveis podem apresentar às vezes. Se você percebeu que o hálito do seu pequenino não está tão agradável, não se desespere. Quando se trata de mau hálito em crianças, na maioria das vezes, a higiene bucal inadequada é a culpada.

Quais são as causas do mau hálito?

Há diversos fatores que podem contribuir para o mau hálito. Estas são algumas das causas mais comuns:

  • Má higiene bucal. Se o seu filho não escova os dentes e usa o fio dental regularmente, pode ocorrer mau hálito. Se a placa não for removida, pode ocorrer irritação na gengiva, causando outros problemas. A língua também pode abrigar bactérias que produzem odores desagradáveis e mau hálito, por isso verifique se o seu filho está escovando a língua também.
  • Boca seca. A saliva ajuda a manter a boca limpa. Quando seu filho está produzindo menos saliva do que o normal, pode ocorrer xerostomia, que contribui para o mau hálito.
  • Respiração bucal. Quando uma criança respira pela boca (por estar com o nariz entupido ou como hábito ao dormir), a saliva deixa de remover as bactérias, provocando mau hálito.
  • Bactérias na língua. A maioria das bactérias causadoras de odor reside na língua. Se você não escovar a língua, essas bactérias podem se acumular e causar mau hálito.
  • Infecções na boca. O mau hálito também pode ser o resultado de cárie, acúmulo de placa, aftas ou cirurgia odontológica.
  • Objeto estranho. Às vezes os bebês ou crianças pequenas colocam objetos estranhos (brinquedos minúsculos, partículas de comida, etc.) no nariz. Um objeto estranho alojado no nariz pode causar mau hálito na criança.
  • Certos tipos de alimentos. Se o seu filho costuma ingerir alimentos com cheiro forte, como alho, cebola ou especiarias específicas, isso pode afetar o frescor do seu hálito.
  • Medicamentos. Algumas vezes, a forma como o medicamento se decompõe no organismo pode causar mau hálito. Esse processo libera substâncias químicas que podem resultar no odor desagradável.
  • Uma doença ou problema de saúde. Se seu filho está com alguma alergia, infecção sinusal, amigdalite ou outro problema de saúde, pode ocorrer mau hálito.

Como evitar o mau hálito

Dentes saudáveis são fundamentais para a saúde e o bem-estar geral de uma criança. Você pode ajudar seu filho a evitar o mau hálito desenvolvendo uma rotina de cuidados bucais.

  • Faça com que seu filho escove os dentes duas vezes ao dia com um creme dental fluoretado para manter o hálito fresco. Lembre-se sempre de supervisionar as crianças pequenas para que elas não engulam o creme dental.
  • Quando seu filho escovar os dentes, certifique-se de que ele também limpe a língua, pois as bactérias podem se acumular e crescer em sua superfície.
  • Use o fio dental diariamente para remover partículas de comida dos dentes, que podem causar odor.
  • Lembre-se de trocar a escova dental por uma nova regularmente, porque as cerdas desgastadas não conseguem remover efetivamente a placa bacteriana e os detritos dos dentes.
  • Evite a halitose e outros problemas de saúde bucal agendando exames e limpezas profissionais regulares com um dentista.

Mau hálito crônico em crianças

Na maioria das vezes, o mau hálito da criança desaparece com a melhora da higiene bucal. Porém, algumas crianças podem apresentar mau hálito crônico. Se o dentista verificar que a boca do seu filho está saudável, ele pode ser encaminhado a um clínico geral para exames adicionais para diagnosticar a causa subjacente da halitose.

Seja qual for a causa do mau hálito, ensinar as crianças a criarem bons hábitos de cuidados bucais desde cedo pode ser fundamental para saúde bucal delas quando se tornarem adultos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.