Tratamento para a dor de dente e dicas para aliviar a dor em casa

Mulher sofrendo com dor de dente

A dor de dente é desagradável em qualquer circunstância e tem um péssimo hábito de chegar de surpresa nos momentos mais inconvenientes. Nem sempre é possível ir ao dentista imediatamente e, mesmo quando é, às vezes o tratamento para a dor recomendado por ele é demorado. A boa notícia é que existem várias medidas que você pode tomar em casa para aliviar um pouco a dor. Mas antes, consulte seu dentista sobre essas dicas para ter certeza de que elas não divergem de seu plano de tratamento.


Alívio da dor de dente

Medicamentos tópicos

Produtos como benzocaína aplicada diretamente no dente também podem proporcionar alívio da dor em curto prazo. Para isso, seu dentista pode recomendar um produto à base de benzocaína a 20%, que seja clinicamente comprovado em irritações na boca, para proporcionar alívio da dor.


Compressas de gelo

Aplicar uma bolsa de gelo ou um pacote de ervilhas congeladas no rosto pode ser surpreendentemente útil. O frio ajuda a atenuar a dor. Aplique a compressa de gelo por alguns minutos e, em seguida, faça uma pausa.


Evite alimentos duros

A dor de dente é frequentemente causada por um dente quebrado ou uma cárie, então, até ter certeza do motivo da sua dor, é melhor tomar precauções. Enquanto estiver aguardando o tratamento para a dor de dente e imediatamente após o tratamento, a ingestão de alimentos moles irá ajudá-lo a evitar mais danos ao dente frágil ou sensível.


Mantenha o dente limpo

É fundamental manter a boa higiene bucal mesmo quando está com dor de dente. Se você sentir muita dor durante a escovação diária e o uso do fio dental, experimente usar um enxaguante bucal, pois sua ação borbulhante limpa e alivia o desconforto para promover a cicatrização.

Nem sempre é possível obter o tratamento de que você precisa no momento em que você precisa, mas essas opções ajudarão a reduzir a dor o suficiente para aliviá-lo até que você possa obter ajuda profissional.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.