Pense bem nisso: mastigar gelo prejudica os dentes | Colgate ® Centro de Cuidado Bucal

gelo na mão de uma criança

Mastigar gelo inadvertidamente é um hábito bastante comum, especialmente durante os meses quentes de verão. Infelizmente, como muitos outros alimentos duros, o gelo pode prejudicar os dentes, o esmalte dentário e a gengiva. A Associação Americana de Odontologia sugere que o hábito de mastigar gelo deve ser evitado. Mas será que é realmente tão fácil abrir mão de um hábito arraigado? Sabemos que não. Se você gosta de mastigar gelo, experimente estas três alternativas para substituir esse hábito. E para os mastigadores de longa sensibilidade dentinária, experimentem produtos de higiene bucal que ajudam a deixar os dentes menos sensíveis.

1. Deixe o gelo derreter

Em vez de mastigar um copo cheio de cubos de gelo, tente deixá-los derreter lentamente na boca. Você terá aquela sensação agradável de refrescamento proporcionada pelo gelo, e ele ainda durará mais tempo do que se você mastigasse todo conteúdo do copo.

Dica: outra opção é dispensar totalmente o gelo nas bebidas e acabar com a tentação de mastigar. Pessoas que têm o hábito de mastigar gelo também podem se lembrar que, ao dispensar o gelo nos restaurantes, estão evitando uma certa quantidade de sujeira, pois sabemos que as máquinas de gelo são difíceis de limpar e muitas vezes podem ser paraísos para bactérias.

2. Substitua o gelo por raspadinha

Você também pode tentar substituir os cubos de gelo normais por tipos menos duros. Experimente raspadinha, gelo triturado, ou até mesmo gelo mastigável "macio", também conhecido como gelo Nugget, que não é tão duro quanto o gelo normal. Faça disso parte de sua rotina e você nem vai sentir falta de mastigar gelo!

Dica: Se você acha impossível abandonar o hábito de mastigar gelo, diga ao dentista. O desejo e o hábito de mastigar gelo podem estar relacionados à deficiência de ferro, e o uso de um suplemento pode ajudar.

3. Substituto para a crocância

A sensação de refrescamento ao mastigar gelo é ótima, assim como a sensação de crocância. Quando você sentir a necessidade de mastigar algo crocante, experimente palitos de cenoura, fatias de pepino ou de maçã ― qualquer coisa agradável e crocante.

Dica: há um benefício adicional de mastigar frutas e vegetais crocantes: a mastigação de material fibroso estimula a produção de saliva, que age como um enxaguante bucal natural, e as partículas de fibra também ajudam a limpar os dentes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.