3 razões para não escovar os dentes com sal

Se você se dedica a viver um estilo de vida natural, pode procurar maneiras de substituir itens domésticos comuns por ingredientes que você já guarda em seu armário. O bicarbonato de sódio pode ser um excelente produto de limpeza doméstica e o óleo de coco pode funcionar bem como condicionador de cabelo, mas não é uma boa ideia substituir o creme dental por sal. É um método frequentemente considerado uma alternativa mais barata ao creme dental, mas o sal não oferece os mesmos benefícios para a saúde bucal.

Antes de escovar os dentes com sal, considere os seguintes três fatores para entender por que você não deveria fazê-lo..

1. Falta de flúor

O creme dental não apenas mantém seu hálito fresco. Ele oferece muitos benefícios para a saúde bucal, graças ao ingrediente ativo flúor. De acordo com a American Dental Association (ADA), o flúor protege os dentes removendo a placa prejudicial e fortalecendo o esmalte dos dentes. O creme dental Colgate® Total 12™, analisado e certificado pela ADA, fortalece os dentes remineralizandoo esmalte enfraquecido.

2. Abrasões bucais

O tecido em sua boca - incluindo sua gengiva - é delicado e pode ser propenso a abrasões. O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

The tissue in your mouth – including your gums – is delicate and can be prone to abrasions. The small, grainy nature of salt is usually promoted as a tooth cleaner because it acts as an exfoliator. Salt may be able to scrub away food particles on your teeth, but it can also cause painful cuts on your gums and the soft tissue on the inside of your mouth.

3. Melhor como enxaguante

Se você quiser incorporar o sal em sua rotina de higiene bucal, é melhor deixá-lo como agente enxaguante. Não escove os dentes com sal. Em vez disso, enxague a boca quando você está sofrendo com feridas na boca como aftas, dor de garganta ou escoriações. Misture meia colher de chá de sal para uma xícara de água morna e faça bochecho por cerca de 30 segundos. Enxágues com sal podem aliviar a dor na boca, porque removem bactérias para alívio temporário.

No que diz respeito a limpar e cuidar dos dentes, existem muitos produtos profissionais que funcionam melhor do que o sal. O sal pode ser um ingrediente natural encontrado em sua despensa, mas não oferece a variedade de benefícios que um creme dental à base de flúor certificado pela ADA. No final, é melhor deixar o sal na mesa de jantar e usar a creme dental na pia do banheiro.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.