Os hábitos saudáveis de higiene bucal devem ter início no primeiro ano de vida do bebê. Mesmo antes da erupção do primeiro dente, a escovação suave e outras precauções semelhantes são absolutamente necessárias para prevenir a cárie da primeira infância - também conhecida como cárie de mamadeira. Nunca é cedo demais para a rotina de cuidados bucais do seu pequeno, e as dicas a seguir podem orientá-lo.
Esterilize a mamadeira
Lavar a mamadeira é o primeiro passo para manter os dentes do seu bebê saudáveis. Procure comprar mamadeiras livres de Bisfenol A (BPA), pois essa substância está associada a problemas de desenvolvimento em crianças, e esterilize-as adequadamente antes de dar ao bebê. Tenha em mente que existem várias maneiras de esterilizar mamadeiras: fervendo-as em água, usando um esterilizador a vapor e até usando um vaporizador elétrico para matar as bactérias que poderiam deixar seu bebê doente e, por fim, contribuir para a cárie de mamadeira. É uma boa ideia esterilizar as mamadeiras uma vez por semana para evitar o acúmulo de bactérias.
Elimine o açúcar
A cárie dentária pode ocorrer, e realmente ocorre, em bebês, mas é mais comumente causada pela exposição aos açúcares no leite e sucos que facilitam o crescimento de bactérias. Quanto mais tempo esse açúcar permanece nos dentes, maior o risco de cárie. Para preveni-la, evite dar mamadeira ao bebê na hora da soneca ou de dormir, e não permita que ele fique andando com ela na boca. Para que seu bebê tenha um começo de vida saudável, limite ou elimine sucos artificiais e outras bebidas com açúcar; o leite materno e fórmulas infantis ainda são as melhores opções nesse estágio de desenvolvimento. Evite o uso de chupetas ou o compartilhamento de utensílios, pois eles podem transmitir bactérias para o seu filho e causar cárie.
Limpe a gengiva do bebê
Seu bebê pode não ter dentes ainda, mas mesmo assim, sua gengiva precisa de cuidados especiais. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), a cárie da primeira infância é muito comum nos dentes anteriores superiores e inferiores. Esses dentes são vitais para a alimentação e a fala, então, quanto mais cedo o seu filho iniciar a rotina de escovação, menores serão as chances de a mamadeira causar problemas dentários ou de fala mais tarde. Use um pano limpo ou uma gaze para limpar a gengiva do bebê após cada mamada. Assim que os incisivos nascerem - já aos 6 meses de idade, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA) - você pode começar a usar uma escova de dente infantil e escovar suavemente com uma pequena quantidade, do tamanho de um grão de arroz, de creme dental com flúor. Experimente um creme dental apropriado para crianças, que tenha uma imagem divertida e familiar na embalagem, para proteger o esmalte dos dentes contra a cárie que pode surgir como resultado de uma mamadeira anti-higiênica.
E não se esqueça de agendar a primeira consulta com o dentista para estabelecer uma rotina de cuidados antes do primeiro aniversário, conforme recomendado pela Academia Americana de Pediatria (AAP).
Os dentes do seu bebê são importantes desde o primeiro dia. Recapitule essas orientações de cuidados bucais do bebê e continue a esterilizar a mamadeira do seu filho para dar a ele maiores chances de ter um sorriso saudável na vida adulta.