É normal que os bebês produzam mais saliva entre os quatro e os seis meses de vida, justamente quando os primeiros dentes estão nascendo, em geral.
É nesse período que as glândulas salivares começam a se desenvolver, mas a criança ainda não tem o controle dos músculos da boca.
Apesar de não ser um problema, sempre limpe o excesso de baba para evitar irritações na boca do seu filho.
Irritação no nascimento dos dentes
Esse é um sintoma muito comum, já que a erupção do dentinho nascendo causa desconforto aos pequenos.
Por isso, se o seu bebê está chorando com muita frequência, ofereça mordedores que podem ser colocados na boca – aliviando a dor e diminuindo essa irritação.
Alterações no apetite
Um novo dente nascendo pode causar inchaços na boca. Se para um adulto já é difícil mastigar dessa forma, imagine para uma criança?
Por conta dessa condição, é comum que os bebês fiquem mais incomodados, sem vontade de comer ou beber líquidos.
Para aliviar as dores, tente servir purês de frutas ou uma sopinha bem fresca!
Inquietação e mudanças no padrão de sono
Se comer já se torna um problema, imagine como é dormir!
A insônia é um dos sintomas do bebê quando está nascendo dente. Por isso, é comum que o seu filho acorde mais vezes durante a noite, tenha dificuldades para pegar no sono ou se recuse a cochilar durante o dia.
É um período difícil, mas logo passa!
Febre não é um sintoma da dentição
Embora o dentinho nascendo possa causar um leve aumento na temperatura do bebê, ou seja, uma sensação febril, não é verdade que o nascimento dos dentes dá febre.
Mas vale o alerta: se o seu filho tiver febre alta, entre em contato com o(a) pediatra, já que esse sintoma pode ser um sinal de algum outro problema, combinado?
As 5 dicas para você ajudar aliviar o incômodo do dente nascendo
Não tem jeito, o dentinho nascendo vai deixar o seu bebê mais indisposto ou irritado. A boa notícia é que existem maneiras bem práticas de deixar essa fase mais leve. E, na dúvida, sempre consulte o(a) odontopediatra.
1. Picolé de leite materno
Além de ser nutritivo, ele deixa uma agradável sensação de refrescância na boca dos pequenos.
Na coleta, despreze os primeiros jatos de leite e coloque o restante em um recipiente esterilizado. Depois, basta deixar o recipiente no freezer por, no máximo, 15 dias.
2. Palitos de cenoura
Se o seu filho já está comendo alimentos sólidos, a cenoura fria é uma boa opção para aliviar a coceira dos dentes nascendo.
Para fazer os palitinhos é bem fácil: basta descascar e cortar as cenouras em palitos médios e deixar na geladeira por até 2 horas!
Atenção: para evitar machucados na gengiva, evite que os palitinhos congelem totalmente.
3. Mordedores
Os mordedores são bem acessíveis e podem ser encontrados em mercados ou farmácias. Uma boa dica é colocar esses itens na geladeira, para que fiquem bem geladinhos.
Antes de oferecer ao seu filho, não esqueça de higienizar esse item!
4. Massagem gengival
Seu bebê não para de chorar e você não tem um mordedor? Sem problemas! Basta massagear suavemente a gengiva dele com a ponta do seu dedo. Além de distrair a criança, essa técnica alivia bastante a dor do dente de bebê nascendo.
5. Chá de camomila e shantala
Existem outras técnicas que reduzem o estresse causado pela dor dos dentes nascendo. Uma delas é usar compressas frias com chá de camomila, que podem ser passadas delicadamente na gengiva com uma gaze.
Outra forma de aliviar o incômodo do bebê é por meio da shantala, uma massagem que relaxa, fortalece o laço afetivo e ainda ajuda o bebê a dormir melhor!
Quanto tempo dura a crise dos dentes?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as crianças devem ter todos os dentes de leite na boca até os três anos.
Mas, até lá, é normal que durante a dentição o bebê fique mais agressivo, principalmente por conta da dor e inchaço na gengiva. Geralmente, os sintomas aparecem cinco dias antes de o dente nascer.
Depois, quando os dentes rompem a gengiva, é comum que o bebê não sinta mais nada!
Veja na imagem abaixo como é a linha do tempo da dentição do bebê