Quando o primeiro dente do seu filho rompe a gengiva, ambos alcançam um momento emocionante em suas vidas. No entanto, também costuma ser um momento muito doloroso, que pode deixar as crianças e os pais igualmente angustiados e à procura de bons remédios para os sintomas da dentição.
Quando os dentes do meu bebê vão começar a nascer?
Cada bebê é diferente quando se trata da cronologia da erupção dentária, mas é comum que o primeiro dente surja por volta dos 6 meses. Mesmo assim, o primeiro dente pode aparecer a partir dos 3 meses e com até 1 ano de idade. Os dentes da frente são os primeiros a irromper. Por serem os dentes incisivos, eles irrompem bem facilmente. Por volta de 1 ano, começam a nascer os molares e, por causa do seu tamanho, são mais doloridos. Em seguida, surgem os caninos. Por último, os últimos molares posteriores irrompem por volta dos 2 anos. A dentição termina normalmente aos 3 anos.
Sintomas da dentição
Algumas crianças são extremamente sortudas e não sentem dor durante a dentição e, consequentemente, essa fase não é um sofrimento para seus pais; mas essa é a exceção, e não a regra. A dor na dentição é o resultado do afinamento das gengivas e da erupção dos dentes. Antes que o primeiro dente apareça, os pais podem facilitar o processo de dentição massageando suavemente a gengiva do bebê após a amamentação. Além disso, dessa forma a criança vai se acostumar com a mamãe ou o papai limpando sua boca e massageando sua gengiva.
Os sintomas da dentição podem ocorrer antes do surgimento do primeiro dente - até 3 a 5 dias - e enquanto o dente percorre seu caminho através da gengiva. Esses sintomas incluem:
- Chupar e morder.
- Irritabilidade.
- Babar.
- Erupção cutânea ao redor da boca por causa da baba.
- Gengiva inchada, vermelha e dolorida.
- Acordar frequentemente durante a noite.
- Esfregar as orelhas.
- Falta de apetite.
Vômito, diarreia e febre acima de 38 °C não são sintomas de dentição e justificam uma visita imediata ao pediatra para determinar sua causa.
Os melhores remédios para os sintomas da dentição
Como ajudar seu filho a lidar com o desconforto da dentição? Os remédios para a dor provocada pela dentição a seguir já foram testados pelos pais e são recomendados por pediatras.
Um dos remédios para aliviar a dor causada pela dentição é a aplicação de pressão na gengiva do bebê. A pressão pode ser aplicada por mordedores, que são macios e duráveis. Algumas crianças preferem anéis de dentição resfriáveis porque eles adormecem a gengiva, além de aplicar pressão. Algumas crianças respondem bem a um simples pano frio e úmido, enquanto outras adoram picolés. Os pais também podem usar os dedos limpos e mergulhados previamente em água fria para massagear a gengiva por cerca de dois minutos.
Os colares mordedores também estão se tornando cada vez mais populares. De fato, usar o colar como mordedor é conveniente. O que é ainda melhor é que seu bebê estará no conforto dos seus braços enquanto morde e você pode segurar o colar enquanto ele alivia a dor da dentição. Por último, é importante lembrar que o período de dentição não é o momento de tirar a chupeta do seu filho. Afinal, ao morder a chupeta, ele está massageando naturalmente a gengiva, aliviando a pressão.
A dentição é um momento difícil para pais e filhos, mas felizmente existem maneiras de facilitar as coisas. Experimente alguns métodos diferentes para ver o que funciona melhor para você. Afinal, o melhor remédio para o desconforto da dentição para um pai ou uma mãe pode não ser o melhor remédio para outro(a).
Saiba mais sobre a dor causada pela dentição nos recursos do Centro de Cuidado Bucal da Colgate.