Se você está passando pela fase de dentição com o seu pequenino, já deve ter se perguntado: o que passar na gengiva do bebê para aliviar a dor?
Junto à alegria que dá de ver os primeiros dentinhos surgindo, vêm algumas dúvidas. Afinal, coceira, desconforto e dor na gengiva podem tirar o sossego dos pequenos.
Mas a boa notícia é que dá para minimizar eventuais desconfortos. Sem esquecer que você sempre pode consultar o(a) odontopediatra.
Neste conteúdo, você vai aprender dicas práticas para aliviar o nascimento dos dentes.
O que passar na gengiva do bebê para aliviar a dor? 5 dicas para pôr em prática
A fase de dentição pode ser bastante desconfortável para o seu bebê por causa, por exemplo, de irritação, dor na gengiva ou dificuldade para dormir.
Por isso, veja a seguir algumas sugestões sobre o que passar na gengiva do bebê para aliviar a dor e o que fazer também.
Mordedores
Sabe aqueles mordedores que se parecem com brinquedos, leves e macios? Eles são ótimos para ajudar a massagear a gengiva do bebê de forma prática e divertida.
Uma dica legal é deixar os mordedores limpos na geladeira para que eles fiquem refrigerados antes de o bebê morder. O frio ajuda a diminuir o inchaço, gerando alívio de forma mais rápida.
Mas, não se esqueça: sempre acompanhe os bebês nessa relação com os mordedores, combinado?
Alimentos gelados
E, por falar em frio, por que não oferecer alimentos geladinhos para aliviar o desconforto da fase de crescimento dos dentes do bebê?
Consulte o(a) pediatra sobre as melhores opções, de acordo com a idade do(a) seu(ua) pequeno(a).
Picolé de leite materno
Outra opção que também pode ajudar muito quem quer saber o que dar para bebê com dente nascendo é um picolé de leite materno. É fácil e simples de fazer!
Basta ter uma forminha de picolé, colocar um pouco de leite materno na forma e deixar por uma hora no congelador.
Depois é só deixar o bebê aproveitar.
Massagem na gengiva
Sim, usar as suas próprias mãos para massagear a gengiva do bebê também é uma técnica eficaz.
Com os dedos limpos, você pode fazer uma massagem suave para evitar a gengiva de bebê inchada.
Para isso, é só usar o dedo indicador, fazendo uma leve pressão na gengiva para diminuir as dores.
Palitinhos de cenoura
Uma opção prática e nutritiva que ajuda a aliviar a coceira dos dentes nascendo é dar palitinhos de cenoura frios e descascados para o bebê, no caso de já estar na fase de comer alimentos mais sólidos.
Então, em vez de usar uma pomada para aliviar dente nascendo, vale testar um lanchinho saudável, que nutre e ainda pode gerar um efeito calmante.
Quando os dentes do meu bebê vão começar a nascer?
Os dentinhos começam a aparecer por volta dos 4 a 6 meses. Primeiro os da frente e depois os de trás.
Apesar de a média de tempo dos dentes começarem a nascer ficar entre três meses e um ano, cada bebê tem seu próprio ritmo, então não é preciso se preocupar com isso.
Quando o pequeno completar 2 ou 3 anos, ele provavelmente já vai ter 20 dentes de leite na boca: 10 superiores e 10 inferiores.
Vale fazer o acompanhamento com um dentista para garantir que os dentinhos estão saudáveis e entender direitinho o que o nascimento dos dentes pode causar no bebê.
Quais os sintomas da dentição?
Apesar de a dentição ser um período desconfortável para os pais e, principalmente, para os bebês, ele não dura muito tempo. Por isso, não é preciso usar um remédio para dente nascendo.
O que vale é prestar atenção nas formas de alívio que mais funcionam para o seu filho, e que ajudam com os seguintes sintomas da dentição:
coceira na gengiva;
aumento de saliva;
inchaço na boca;
vermelhidão na pele;
dificuldade para comer e dormir;
agitação e irritabilidade;
sensação febril e fezes amolecidas.