O nascimento dos dentes pode ser um momento difícil para pais e filhos por causa da dor. No passado, a aplicação de algum gel anestésico para dentição era uma forma popular de lidar com ela. Embora um gel que pode ser aplicado diretamente na gengiva inflamada do bebê possa parecer a solução perfeita para a dor, esse produto geralmente não é tão útil quanto parece, porque a saliva presente na boca da criança vai remover o gel rapidamente.
Além disso, atualmente a Food and Drug Administration (FDA) alerta contra o uso de géis para dentição, mas muitos ainda são vendidos livremente.
O uso de benzocaína não é mais recomendado
Muitos géis de venda livre contêm benzocaína. Esse anestésico é comumente encontrado em géis para dentição, como Anbesol, Hurricane, Orajel, Baby Orajel e Orabase. Como houve relatos de que um distúrbio sanguíneo raro chamado metemoglobinemia poderia ocorrer como um efeito colateral do analgésico, a FDA agora aconselha que os pais deixem de usar tratamentos dentários que contenham benzocaína.
Casos de metemoglobinemia foram notificados com formulações líquidas e em gel, mesmo com concentrações de benzocaína baixíssimas de 7,5%. Os sinais e sintomas desse distúrbio sanguíneo incluem a coloração pálida e acinzentada dos lábios e da pele, dor de cabeça, fadiga, confusão, tontura, falta de ar e aumento da frequência cardíaca. Esses sintomas podem aparecer após a primeira aplicação de benzocaína ou depois de vários usos.
Alternativas ao gel para dentição
A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda dar ao bebê um mordedor frio, mas não gelado, para ajudar a diminuir o desconforto e a dor causados pelo nascimento dos dentes, ou usar o dedo para massagear a gengiva dele.
Se você quiser dar ao seu filho algo extra para ajudar com a dor e a inflamação, verifique com seu pediatra a necessidade de uso de algum remédio para aliviar os sintomas e descartar qualquer outra possível causa de desconforto.