bebê sorrindo na cadeirinha do carro
Badge field

Sabia que pomada para dente de bebê é um risco? Veja 5 alternativas saudáveis

Published date field

 

A pomada para dente de bebê pode ser uma solução rápida para aliviar as dores do nascimento dos dentinhos. Mas, cuidado: ela não é recomendada por conta de problemas que esse produto pode causar na criança. 

No passado, a aplicação de gel anestésico para dentição era uma forma popular de lidar com esses incômodos. E embora o gel anestésico para dente parecesse uma boa saída, o indicado é procurar outras formas de aliviar dores dos bebês.

Veja 5 maneiras alternativas saudáveis para você conversar e confirmar com o(a) dentista. 

 

Pomada para dente de bebê não é mais recomendado 

Durante muito tempo, a pomada para dente de bebê foi recomendada para aliviar as dores na primeira dentição infantil

E como dito antes aqui, esse produto não é mais indicado, já que faz mal para os bebês.

Grande parte da pomada para aliviar dente nascendo disponível no mercado tem benzocaína, composto químico anestésico usado em produtos para a dentição. 

 

O problema é que a pomada para dente de bebê com benzocaína pode causar um distúrbio no sangue raro, chamado de metemoglobinemia. Ou seja, esse problema é um efeito colateral desse analgésico. 

 

A metemoglobinemia causa menos absorção de oxigênio pelas células. E isso pode levar a problemas como a cianose leve, que é a mudança na cor do sangue.

Os sintomas desse problema são variados:

  • coloração pálida e/ou acinzentada dos lábios e da pele;

  • dor de cabeça;

  • fadiga;

  • tontura;

  • falta de ar;

  • aumento da frequência cardíaca.

 

Por conta disso, os médicos aconselham a não usar pomada anestésica para gengiva de bebê. 

Ou seja, o melhor é prevenir do que insistir em uma pomada para dente nascendo.

 

5 alternativas para melhorar o desconforto da dentição 

Por tudo isso, o ideal é buscar alternativas à pomada para dente de bebê. 

Veja cinco dicas muito práticas para aliviar a dor de dente nascendo do bebê.

Mordedores e alimentos gelados

Uma das formas de aliviar as dores dos dentes do bebê nascendo é com mordedores, sempre acompanhando os pequenos. Esse tipo de objeto ajuda a aliviar a pressão na gengiva. 

Caso não tenha mordedores por perto, uma solução para deixar a pomada para dente de bebê de lado é oferecer algum alimento gelado.

Legumes, frutas e verduras geladas funcionam como um poderoso analgésico natural.

Eles aliviam os sintomas de dente nascendo rapidamente.

Picolés de leite materno

Outra forma de aliviar as dores da dentição do bebê é usando picolés de leite materno. Alimentos gelados são recomendados para aliviar as dores, como já vimos. 

Ao invés de alimentos industrializados, nada melhor que unir o útil ao agradável, não é mesmo? 

Massagem na gengiva

As massagens na gengiva também ajudam a aliviar o incômodo do dente de leite nascendo. 

O efeito é parecido ao de mordedores, aliviando a pressão na gengiva. Só não esqueça de lavar bem as mãos antes de fazer a massagem! 

Compressas de calêndula

A flor de calêndula é um produto natural que age como anti-inflamatório e calmante, ajudando contra a dor de dente nascendo. Para fazer a compressa, caso o(a) dentista não indique o contrário, você precisa de:

  • 100 ml de água quente;

  • 2 g de calêndula.

Basta tampar a panela com os dois ingredientes por 15 minutos. Depois, molhe um pano macio e passe na gengiva do bebê. 

Palitinhos de cenoura

Essa dica é para os bebês que estão passando pela introdução alimentar. Corte palitinhos de cenoura para que ele consiga morder e aliviar a pressão na gengiva. 

Faça fatias médias, para o bebê conseguir segurar. Deixe os palitinhos por alguns minutos na geladeira, até eles ficarem bem gelados.

 

 

E como cuidar dos dentes do bebê nascendo?

Além dos cuidados com as dores e evitar dar pomada para dente de bebê para aliviá-las, é importante ter atenção com alguns outros cuidados no momento do nascimento dos dentinhos.

Limpeza desde os primeiros momentos de vida

A limpeza deve ser feita antes dos primeiros dentes nascerem. Principalmente com bebês passando pela introdução alimentar.

Para isso, passe uma gaze úmida com água filtrada ou dedeiras de silicone pela gengiva. 

Cuidando a partir da dentição

A dentição do bebê tende a começar a partir dos 6 meses de idade. Mas, calma: isso pode variar. Por isso, fale com o(a) odontopediatra para ficar tranquilo(a), combinado?

Depois desse tempo, os dentes começam a surgir de tempos em tempos. Até os seis anos de idade, a criança deve ter um total de 20 dentes de leite: 10 embaixo, e 10 em cima. 

Alguns atrasos nessa divisão são normais.

Mas caso eles passem muito tempo sem nascerem, você já sabe: fale com o(a) odontopediatra para entender melhor.

 

Os primeiros dentinhos chegaram? É hora de reforçar a higiene bucal da criança. Até ela conseguir escovar sozinha, a hora da escovação vai ser um momento incrível com os pequenos para ajudá-los a aprender.

 

 

Lembre-se que uma boca mal higienizada pode levar a uma série de problemas, como cáries e gengivite. Isso é muito perigoso, e pode até piorar a dor de dente nascendo. 

Por isso, faça a limpeza adequada seguindo alguns passos:

 

  • certifique-se de limpar todos os lados dos dentes, incluindo as superfícies internas e externas;

  • use água potável para umedecer a gaze e enxágue a boca do pequeno após a limpeza;

  • à medida que mais dentes surgem, você pode começar a usar uma escova de dentes infantil de cerdas macias;

  • escolha produtos de qualidade, como a pasta de dente Colgate Zero Kids. Ela possui uma fórmula segura feita sem componentes artificiais, especialmente preparada para cuidar da saúde bucal do seu(sua) filho(a). 

 

Dúvidas frequentes sobre pomada para dente de bebê

Quais os sintomas da dentição do bebê?

Os sintomas de dente nascendo são coceira e dor na gengiva e aumento da saliva. Além deles, o bebê pode apresentar inchaço na gengiva e perda do apetite. Também fique atento ao sono desregulado e  ao excesso de irritação. 

Funchicórea ajuda a aliviar os sintomas de dente nascendo?

O uso da funchicórea não é recomendado para aliviar a dor de dente nascendo, uma vez que esse tipo de medicamento é indicado para tratamentos digestivos nos bebês.  

Quando deve ser feita a consulta ao odontopediatra após o nascimento dos dentes de leite?

O ideal é procurar um odontopediatra logo quando o primeiro dente de leite nascer. A consulta ajuda a ver soluções para as dores na gengiva que o bebê possa vir a sentir, além de ter um acompanhamento desde seus primeiros dentinhos nascidos.  

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.