Mulher colocando placa de bruxismo
Badge field

Boquinha saudável para o seu filho: como limpar a língua do bebê em três passos

Published date field

 

Higienizar a língua é uma das principais etapas para garantir uma boa higiene bucal. E isso não é diferente para as crianças. Mas como limpar a língua do bebê da melhor forma?

Quando os primeiros dentinhos começam a nascer (por volta dos 6 meses de vida), é a hora certa de começar a introdução alimentar. Ou seja, é a fase em que a língua pode ficar mais suja, com restos de alimentos que passam a fazer parte da dieta do bebê — e também podem causar o surgimento de placa bacteriana nos dentes.

Daí você pode se perguntar: mas com a ingestão do leite materno, já não é comum que a língua do bebê branca apareça?

Com a amamentação, a língua pode até ficar esbranquiçada. Mas não se engane, se o bebê se alimenta apenas de leite materno, não é necessário limpar a sua língua (ao longo do texto você vai entender o motivo).

Veja neste conteúdo quais são os 3 cuidados básicos para manter a linguinha sempre higienizada. Boa leitura!

 

3 principais dúvidas de como limpar a língua do bebê

Saber como limpar a língua do bebê é uma das dúvidas mais comuns entre os pais de primeira viagem. Afinal, como cuidar de uma parte tão pequena do bebê sem machucá-lo?
 

Para começar: precisa limpar a língua do recém-nascido?

A língua do recém-nascido não precisa ser limpa. Isso porque os anticorpos do leite materno são capazes de prevenir possíveis infecções bucais.

Nesse período, mesmo que você observe a linguinha com aspecto esbranquiçado, não precisa se preocupar. A saúde da boca do seu filho continua protegida!

Quando a alimentação é por meio de fórmula, a língua do bebê pode ser limpa por volta dos 4 meses. Já aos 6 meses de vida, é comum que a criança comece a introdução alimentar, e a limpeza da língua passa a ser fundamental.
 

E como limpar a língua nos primeiros meses de vida?

Nos primeiros meses de vida, não é indicado usar limpador de língua de bebê. Isso porque normalmente os limpadores são muito duros e ásperos e podem machucar a boca dos pequenos.

Então, a partir dos 4 meses de vida, se você notar o bebê com a língua branca ou com resíduos de alimentos, prefira usar gaze umedecida ou uma fralda de paninho com água filtrada. 

Com o cuidado de deixar os paninhos e os dedos limpos, você deve passá-los delicadamente sobre a língua do bebê. Isso ajuda a remover toda a saburra lingual.
 

Quando começa a dentição

Na fase de dentição do bebê quando começam a nascer os primeiros dentinhos, você pode optar pelo uso de uma escova macia e pasta de dente. 

Reforçando: você não deve usar esses acessórios de limpeza antes do nascimento dos dentes.

 

A língua do bebê branca é normal?

Talvez você já tenha se perguntado o porquê a língua do bebê fica branca. 

 

A língua do bebê fica branca por causa da alimentação com leite materno ou fórmula. Isso gera o acúmulo de resíduos de leite na língua.

 

Ou seja, sim, a língua do bebê branca é normal.

Por mais que isso não cause problemas de saúde bucal para a criança, é importante monitorar se o bebê apresenta outros sintomas, como febre, irritabilidade ou moleza. 

Caso a língua branca venha acompanhada de algum desses sintomas, procure um profissional de saúde, como um pediatra, para uma avaliação adequada e um diagnóstico preciso.

 

3 cuidados bucais para começar desde cedo após a erupção dos dentes

Agora é hora de saber como limpar a língua do bebê para tirar o esbranquiçado e manter a saúde bucal da criança em dia. Acompanhe:

Compre a escova de dente própria para bebê

A higiene bucal diária deve começar a partir dos 4 meses de vida, isso se o bebê começar a se alimentar com fórmula. Nesse caso, a limpeza pode ser feita com gaze ou paninhos úmidos com água filtrada.

 

Quando os primeiros dentinhos começarem a nascer, você deve optar por uma escova de dentes infantil de cerdas macias.

 

Evite usar escovas duras ou qualquer tipo de objeto que possa ferir ou gerar desconfortos na língua e na gengiva sensível do bebê.


Não se esqueça do fio dental

O fio dental pode começar a ser passado logo no nascimento dos primeiros dentinhos para remover acúmulos de alimentos e resíduos. Isso ajuda a evitar o surgimento de bactérias.


Use uma pasta de dente adequada

Além de ter uma escova macia e adequada para bebês, é importante também usar uma pasta de dente infantil sem flúor ou ingredientes artificiais. Uma opção confiável é a pasta de dente Colgate Zero Bebês

Com ela, seu(sua) filho(a) conta com uma fórmula segura, sem aromas, adoçantes, corantes e conservantes artificiais. Além disso, o creme dental fortalece o esmalte dos primeiros dentinhos e ainda protege contra as cáries!

 

Dúvidas frequentes sobre como limpar a língua do bebê

Como saber se a língua esbranquiçada do bebê não é sapinho?

A língua branca em bebês pode ter várias causas, incluindo o acúmulo de leite materno. Para saber se é sapinho, veja se existem manchas brancas que não saem facilmente. Se as manchas persistirem, pode ser um sinal de candidíase oral. Nesse caso, consulte um pediatra para confirmar o diagnóstico e começar o tratamento.

É normal bebê com mau hálito?

Não, o mau hálito pode indicar algum problema relacionado ao acúmulo de resíduos na língua. O mau odor também pode indicar a falta de hidratação adequada, além de ser um indício de possíveis infecções na boca ou garganta.

O que pode acontecer se deixar de limpar a língua do bebê?

Ele pode ficar com acúmulo de resíduos alimentares, criando uma camada de sujeira na superfície da língua. Com o acúmulo de bactérias, a criança pode ter problemas de saúde bucal, febre e irritabilidade. Por isso, não esqueça de colocar em prática tudo o que você aprendeu sobre como limpar a língua do bebê.

 

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.